2016/04/23

Site de notícias vai cobrar pelos comentários


Os sites de notícias poderão ter uma nova forma de ganhar dinheiro sem recorrerem aos bloqueadores de adblockers: começarem a cobrar pelos comentários.

Bastará um salto à secção de comentários de um qualquer jornal online, para se descobrir que aquilo é uma autêntica "selva", onde comentadores se vão entretendo a discutir entre si (quero acreditar que muitos deles são feitos propositadamente em forma a manter a tradição do que lá se espera encontrar, e que não representam realmente aquilo o que a pessoa pensa).

Ora, nos EUA a Tribune Publishing, dona de jornais como o Chicago Tribune e Los Angeles Times, já começou a fazer testes com um sistema que permitirá que os comentadores paguem para terem os seus comentários em destaque.

A ideia poderá parecer ridícula mas, considerando a tal "batalha campal" que se gera nos comentários destes site, não me surpreenderia que realmente houvessem pessoas dispostas a pagar para que os seus comentários se sobrepusessem aos dos seus concorrentes. Aliás, tais despiques poderiam até levar a despesas acrescidas, com vários comentadores a investirem cada vez mais para se fazerem ouvir.



Para quem não quiser gastar dinheiro, o sistema conta ainda com um sistema de créditos que vão sendo acumulados mediante visitas regulares ao site, comentários, etc. E que poderão ser usados para dar maior visibilidade aos seus comentários sempre que quiserem. Mas a ideia é que, aqueles que não tenham paciência para tal, optem por gastar alguns euros na compra directa destes créditos.


É uma táctica que tem resultado bem nos jogos ditos "gratuitos", e parece-me ser uma excelente ideia para estes sites. Só falta saber se na prática a coisa resulta... ou se os comentadores preferem apenas gastar as letras nos teclados mas não os euros nas carteiras.

5 comentários:

  1. A maior parte das pessoas irão deixar de comentar e só irão pagar para comentar os chatos que comentam só porque não teem nada melhor pra fazer e precisam descarregar as frustrações!

    ResponderEliminar
  2. Às vezes tenho preguiça de comentar só por ter que fazer um login, quanto mais a pagar xD mais isso sou eu :P

    ResponderEliminar
  3. finalmente o record vai comecar a publicar os meus comentarios hahahahaha

    ResponderEliminar
  4. Se lerem o artigo todo irão verificar que apenas paga quem quiser o seu comentário em destaque! Ou seja: acima dos outros.
    Para além disso ainda aparecerão em destaque outros comentários de comentadores que sejam de alguma forma consideradas participações de qualidade (baseado na opinião de outros acerca dos comentários que publica, visitas regulares ao web site, etc.).

    ResponderEliminar
  5. É obviamente uma excelente ideia. O pessoal gosta de pagar para se sentir importante e é exatamente isso que o destaque oferece.

    ResponderEliminar