2016/05/07

Microsoft remove opção de bloquear Windows Store no Windows 10 Pro


O Windows 10 tem sido criticado por retirar muito do controlo que utilizadores e administradores têm sobre o sistema, e agora a Microsoft dá ainda mais motivos para essas acusações, ao remover a opção dos administradores bloquearem o acesso à Windows Store no Windows 10 Pro.

Como se não bastasse a insistência com que a Microsoft tem tentado convencer os utilizadores de Windows mais antigos para fazerem a actualização para o Windows 10, agora vem retirar ainda mais controlo das mãos dos utilizadores avançados e administradores, não deixando bloquear o acesso à Windows Store no Windows 10 Pro. Uma medida que pode ser vista como uma forma adicional de promover (obrigar?) a utilização da Windows Store - que foi uma resposta tardia ao sucesso das "app stores" das plataformas mobile.

Esta medida em nada irá contribuir para a boa imagem do Windows 10 (e Microsoft) - pois já sabemos, por norma, como é que os utilizadores reagem quando se sentem "forçados" a fazer algo (basta ver o que aconteceu com a Google e o Google+) - e por agora significa que, quem quiser limitar o acesso à Windows Store, terá que recorrer a uma versão empresarial do Windows (ou para a educação). Sendo também certo que rapidamente deverão surgir formas não oficiais de bloquear o acesso à Windows Store no Windows 10 Pro (e provavelmente também no Windows 10 Home).

Por muito sucesso que o Windows 10 possa estar a ter, acho que antagonizar utilizadores não será propriamente a melhor táctica para promover este sistema. É que, com medidas como esta, aquilo que potencialmente seria uma coisa usada por uma percentagem ínfima dos utilizadores, passa a ser algo que passa a ser do conhecimento geral, incentivando a que muitos mais queiram fazê-lo... nem que seja pelo facto da MS se achar no direito de não o deixar fazer.

1 comentário:

  1. Eu até tenho curiosidade de experimentar o W10 mas com todos estes problemas acho que vou deixar passar essa opção.
    E quando arranjar um PC novo migro para Linux ou outras alternativas.

    ResponderEliminar