2016/05/07

Microsoft engana-nos em VR para sentir o toque real do mundo físico


Uma das coisas que imediatamente se deseja fazer nos mundos VR é poder usar as nossas mãos para interagir com eles. A Microsoft tem desenvolvido algumas técnicas que permitirão criar a ilusão física de múltiplos objectos, quando na realidade se tem apenas um.

Se imaginarmos um jogo como o Minecraft em VR, será inevitável que se deseje ter a capacidade de pegar em blocos com as mãos e pousá-los onde se quiser. Isso obrigaria a ter uma quantidade idêntica de blocos físicos que se pudessem manipular de forma a replicar o mundo virtual... mas os laboratórios de investigação da MS conseguiram dar a volta ao problema, e usar apenas um bloco.

Usando técnicas que distorcem ligeiramente o mundo virtual, o efeito é o de conseguir que o utilizador seja direccionado para um mesmo bloco físico na mesma posição, mesmo se no mundo virtual pensa estar a ver e manipular diferentes blocos.

O sistema não só consegue enganar o utilizador de modo a pegar em objectos que estão posicionados no mesmo plano, como até consegue simular o efeito de se pegar em algo e pousar em cima de outra coisa - mesmo que na realidade o objecto acaba por ficar precisamente à mesma altura.

... Resta apenas saber se estas manipulações não irá contribuir para a desorientação e sensação de enjoo, por estar a alterar a nossa percepção em relação ao posicionamento físico.


1 comentário:

  1. Eu acho que não deve contribuir para o enjoou antes pelo contrário porque o que (me) faz enjoar mais é não acompanhar os movimentos virtuais com os movimentos físicos...

    ResponderEliminar