2016/05/11

Portal é um router WiFi que aproveita ao máximo os 5GHz


Se sofrem constantemente com redes WiFi em que não podem confiar, este Portal é um router WiFi que promete ligação mais rápidas e estáveis que nunca e que não tem receio de usar todos os canais da gama dos 5GHz.

As redes WiFi já se tornaram comuns na nossa sociedade, e são daquelas coisas que vai funcionando. No entanto vão também aumentando as chatices relacionadas com o WiFi, especialmente em áreas onde se comecem a acumular dezenas de hotspots WiFi, todos a competir pelas frequências disponíveis, podendo dar origem a redes WiFi tão instáveis que acaba por ser mais rápido usar a rede 4G do smartphone.

Este Portal pode ter um aspecto bastante pacífico, sem as múltiplas antenas exteriores que algumas marcas usam (e abusam) - mas não deixam que a sua aparência vos engane. É que este router foi criado por engenheiros que já trabalharam para a Qualcomm, e é um dos poucos que consegue tirar partido de todos os canais na gama dos 5GHz.
É apenas uma questão de tempo para qua a gama dos 5GHz comece a ficar também saturada (à medida que todas as pessoas vão tendo a mesma ideia para escaparem ao congestionamento das redes nos 2.4GHz) - mas este Portal leva vantagem, pois em vez de se limitar a usar os canais mais comuns e simples, usa também os canais que são mais problemáticos por estarem em frequências que têm que ter um maior controlo por poderem interferir com radares.

Neste caso, para além de tentar determinar se está numa zona em que exista alguma restrição (próximo de aeroportos, por exemplo), também temos um detector de radar que garante que o router cumpre com todas as normas de segurança, limitando-se a usar os canais que não causem interferências (aquilo que os outros fabricantes optam por fazer, para não terem chatices adicionais.

Um router WiFi verdadeiramente de luxo, e no qual podem investir por $149 (ter em conta que há versões diferentes consoante o queiram utilizar nos EUA ou na Europa) com a promessa de que será entregue já em Setembro.




1 comentário:

  1. O meu router trabalha em ambas as bandas e de facto na dos 5 GHz a velocidade é notoriamente maior, mas a curta distância. O alcance é muito mais reduzido do que a 2,4Ghz e o que é pior, a rede "cai" com muito mais facilidade.

    ResponderEliminar