2016/05/01

Volvo diz que piloto automática da Tesla se faz passar por modo autónomo que não é


O piloto automática da Tesla já deu origem a imensos abusos (incluindo pessoas que passavam para o banco de trás do automóvel em andamento) e que levaram à implementação de medidas mais restritivas para o seu funcionamento, mas ainda assim a Volvo diz que a Tesla está a querer vender "gato por lebre" e que o seu piloto automático não é um sistema de condução verdadeiramente autónomo.

Existem diferentes categorias de funcionamento autonómo, que vão desde a capacidade do carro de simplesmente facilitar o processo de condução, até ao modo em que são realmente capazes de conduzir sem qualquer intervenção do condutor. O "problema" no caso do Piloto Automático dos Tesla é que o sistema é vendido como sendo capaz de conduzir o automóvel sem a intervenção do condutor, incentivando a que o condutor se distraia a fazer outras coisas, mas pode desactivar-se a qualquer momento (quando detecta inesperado) deixando o condutor com a obrigação de retomar o controlo do veículo.

Coisa que a Volvo diz que nunca irá acontecer com o modo autónomo do seu automóvel, que entrará em testes no próximo ano, e onde a marca assume a total responsabilidade do carro saber lidar com todo o tipo de situações, de modo a que o condutor possa estar realmente descansado e sem ficar sujeito a ter que retomar o controlo do veículo a qualquer momento.

Mesmo que estejam correctos, é um daqueles casos em que apetece dizer que "falar é fácil", e que neste caso a Tesla tem um modo que, mesmo com as suas falhas, é funcional e está disponível neste preciso momento (embora obrigue os clientes a pagarem mais uns milhares de dólares por uma funcionalidade que está oficialmente em fase beta) - enquanto a Volvo não tem nada parecido disponível no mercado neste momento.

Venham de lá essa competição para acelerar a chegada dos carros verdadeiramente autónomos ao mercado... os condutores (e não condutores) agradecem. :)

5 comentários:

  1. Situação hipotética:
    Um carro, se continuar parado será abalroado por um camião, se arrancar, atropela crianças na passadeira, para trás, está bloqueado por outros veículos.
    Como é que um sistema autónomo reage?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Crasha e apresenta um ecrã azul. :)

      Eliminar
    2. Atropela as crianças, que raio de pergunta...

      ;) Agora a sério.
      O carro não é autónomo, o que fazes tu?

      Eliminar
    3. Saltava do carro. Mas sendo autónomo seria um risco não?

      Eliminar
  2. A Volvo tem de ser muito estúpida a burra para dizer isto visto que a Tesla, e melhor, o próprio Musk, já disse uma infinidade de vezes que o carro não é autónomo e que aquele sistema é apenas uma ajuda, como o cruise control.

    ResponderEliminar