2016/06/03

Watson vai "ressuscitar" David Ogilvy para uma entrevista


A Inteligência Artificial é uma área que tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos, e em breve assistiremos a mais um exemplo que será bastante curioso: o Watson da IBM vai "ressuscitar" David Ogilvy para ser entrevistado 17 anos após a sua morte.

David Ogilvy é considerado o pai da publicidade moderna, mas que infelizmente nem conseguiu chegar a este novo século (faleceu em 1999). Agora, vamos ver que tal se comporta uma Inteligência Artificial que já superou os humanos em diversos jogos, e cujas capacidade têm crescido continuamente, a tentar personificá-lo.

Para isso o Watson está a ser alimentado com todos os seus livros, filmes, e demais informação pertinente - que permitirá ao Watson responder a todo o tipo de perguntas como se fosse ele (ou assim tentará fazer.) O resultado será uma entrevista publicada na edição de Junho da revista The Drum, dedicada à indústria de marketing e comunicação.

Não deixa de ser curioso que em Portugal tenha nascido um projecto - o ETER9 - que de certa forma já pretendia imortalizar os utilizadores nas redes sociais, aprendendo com os seus hábitos, e tentando mantê-los mesmo quando o utilizador em questão já por cá não andasse. Será este o futuro da humanidade, manter fantasmas digitais das pessoas que já partiram?

2 comentários:

  1. Estou curioso para ver o resultado.
    Espero que o Carlos poste a tradução e comentários quando essa entrevista for publicada.

    ResponderEliminar
  2. Sadly, nearly a year later, it is all promise and no product
    Infelizmente, quase um ano depois, é promessa de todos e nenhum produto

    ResponderEliminar