2016/06/20
Xiaomi não tem smartphones à prova de água porque "seriam mais caros"
A Xiaomi é conhecida por ter equipamentos muito competentes a preços altamente concorrenciais, mas uma das características que está em falta é a resistência à água, e a marca dá finalmente uma explicação para que isso aconteça: o preço.
Um dos aspectos que caracteriza os terminais da Xioami é a sua qualidade de construção e a sua interface MIUI, que oculta por completo aquilo que a Google apresenta nos seus equipamentos. Na realidade, este é um aspecto que é transversal a mais algumas marcas. Basta olhar por exemplo para o que uma Samsung, Huawei ou Asus fazem, para concluir que é um mal geral - embora seja necessário referir que a Samsung, depois de pecar fortemente neste aspecto, tem vindo a suavizar a sua interface, estando a mesma nesta altura muito mais interessante.
Mas há outro aspecto em que a Samsung está a marcar pontos; a resistência à água foi uma das falhas apontadas ao Galaxy S6, facto que a Samsung tratou de corrigir com os Galaxy S7 e S7 Edge.
A Xiaomi tem no preço um dos pontos fortes dos seus equipamentos e segundo o seu fundador Lei Jun, os equipamentos da marca não são à prova de água devido ao custo acrescido e impacto que isso teria no preço final do produto. Para se ter um Xiaomi à prova de água o cliente teria de pagar mais 20 ou 30% que os preços actualmente praticado - o que me parece um valor algo exagerado.
Ed.: Se efectivamente forem mais 30%, não me parece que o mercado estivesse disposto a pagar esse valor por esta característica, mas permanece a desconfiança sobre se realmente seria esse o valor a pagar (a própria Apple conseguiu tornar os seus iPhone "não-oficialmente" à prova de água sem que isso se tivesse traduzido em custos de produção acrescidos que se fizessem reflectir no preço final - que já é dos mais elevados do mercado, é certo.)
Por: Luis Costa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Provavelmente a Apple por ter margens de lucro tão altas decidiu absorver esse custo e baixar um pouco a margem de lucro para não aumentar ainda mais o preço do iphone, que já é alto...
ResponderEliminar