2016/07/11

Análise ao Micro CTRL R e Play Big e Charge Pack da Mad Catz


Goste-se ou não, os smartphones vieram mudar o panorama dos jogos e revolucionar o segmento dos jogos mobile. Mas para todos os que ainda não são fãs de controlar um jogo usando um touchscreen ou de jogar em ecrãs de dimensão reduzida, há soluções, como o controlador Micro C.T.R.L.R e o Play Big & Charge da Mad Catz.

As plataformas mobile vieram alterar drasticamente o mercado dos videojogos, permitindo uma explosão no número dispositivos acessíveis a qualquer developer - mesmo os mais pequenos - e também levando à popularização de novos formatos, como os jogos gratuitos que podem render "biliões" (como demonstrado pelos jogos estilo Angry Birds e Clash of Clans.) Mas, se a facilidade de acesso a milhões de jogos é algo que agora damos por garantido, nem sempre esses jogos são apropriados para serem controlados usando um touchscreen.

Embora muitos jogos recorram aos chamados "thumbsticks virtuais" no ecrã, que simulam os botões ou joysticks direccionais, nem todas as pessoas se adaptam a esse tipo de controlos, preferindo algo realmente físico, que possam sentir nas suas mãos - e é aí que entram produtos como este Micro C.T.R.L. R da Mad Catz.

O Micro C.T.R.L. R da Mad Catz



O Micro C.T.R.L. R é um gamepad bluetooth que pode ser usado com equipamentos Android (também existe uma versão adequada para dispositivos iOS - o C.T.R.L. I) e que vem resolver o problema da falta de um controlador físico para os jogos. O nome micro não surge por acaso, pois trata-se de uma versão com um tamanho cerca de 20% mais reduzido face ao controlador "não-Micro", o que o torna mais adequado para crianças e todos aqueles que valorizem a portabilidade. Ainda assim, pode ser usado comodamente mesmo por quem tenham mãos relativamente grandes.


Este gamepad utiliza duas pilhas convencionais, incluídas, (alguns poderiam preferir uma bateria recarregável integrada - mas assim também fica garantida a sua utilização a longo prazo sem preocupações quanto à longevidade da mesma) sendo instalada uma em cada pega, o que contribui para que o peso fique equilibrado. Temos também um suporte de encaixar no gamepad, que permite prender o smartphone e assim ficarmos com uma verdadeira consola de jogos portátil.



Este suporte é ajustável para se acomodar a smartphones de diferentes dimensões, mas poderão ter que posicionar o smartphone ligeiramente descentrado dependendo da localização dos seus botões laterais, para garantir que os pontos de contacto não ficam a pressioná-los.

Existe uma generosa quantidade de jogos que são directamente compatíveis com gamepads bluetooth como este, incluindo jogos como o Real Racing 3, Modern Combat 5, The Walking Dead, Badland, etc. e a Mad Catz também disponibiliza uma app, mas que infelizmente é bastante fraquinha e não permite fazer o tipo de reconfigurações que se esperaria (para permitir a utilização nos jogos que não suportam gamepads).


O PlayBig & Charge Pack



Mas, jogar com um gamepad físico é apenas metade da equação para muitos jogadores. Há quem não dispense jogar os seus jogos favoritos num ecrã em grande, e é aí que entra o PlayBig & Charge pack.


Este kit vem com um adaptador de ligações MHL para HDMI, permitindo ligar smartphones a um televisor ou monitor, ao mesmo tempo que permite recarregá-los em simultâneo - uma funcionalidade que se torna indispensável para secções mais prolongadas em jogos que puxem pelo CPU e GPU, e que de outra forma poderiam acabar com a brincadeira de forma bastante rápida.


Este kit inclui um suporte desdobrável que permite colocar o smartphone numa posição inclinada, e também um adaptador para fichas de 11 pinos, pelo que poderão usá-lo com smartphones como os Samsung e Sony; mas será sempre conveniente confirmarem que têm um smartphone com suporte MHL. Para minha surpresa, que pensava que o MHL fosse algo mais standard, descobri que de entre todos os smartphones que tinha em casa no momento, nem um único tinha MHL (e de nada ajudou o facto do meu velhinho Nexus 5 ser um modelo que usava Slimport em vez de MHL - viva a variedade de "standards"!)

Foi pena, pois bem que gostaria de ter comprovado se com algo deste tipo se reduziria o lag que se faz sentir quando se utilizam sistemas wireless de transmissão de vídeo...


Apreciação final



Produtos como estes vêm relembrar-nos que os nossos smartphones são máquinas extremamente versáteis. Os smartphones não só vieram roubar protagonismo às câmaras fotográficas digitais, como também vieram eclipsar a utilização das consolas de jogos portáteis (e não me custa relembrar os tempos felizes em que diariamente transportava a minha Nintendo DS para todo o lado!)

Para grande parte das pessoas, a experiência de utilização usando o touchscreen do seu smartphone é suficiente para se entreterem com os seus jogos favoritos; mas para aqueles que não abdicam de um controlo - literalmente - mais físico, controladores como este Micro C.T.R.L. R da Mad Catz vêm resolver o problema. O único problema é que, tal como acontece com o Play Big & Charge pack, ainda continuam a existir alguns problemas a nível de compatibilidades. Por exemplo, alguns smartphones simplesmente se recusaram a emparelhar com o controlador via Bluetooth, e outro emparelhava-se com sucesso, mas não detectava nada do que era feito (há diversas apps na Play Store que poderão usar para testar gamepads Bluetooth.)

Pelo que, embora estes acessórios venham permitir todo um novo horizonte para os jogos num dispositivo Android e transformá-los (ainda mais) em consolas de jogos, é aconselhável que antes verifiquem essas questões de compatibilidade para garantirem que trabalhará com o vosso smartphone ou tablet.


Mad Catz Micro C.T.R.L. R 
Quente



O nosso agradecimento à Fraggerzstuff pela disponibilização destes equipamentos para teste.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)