2016/07/31

Mercedes Urban eTruck - um camião 100% eléctrico para ambiente urbano


Elon Musk pode ter intenções de expandir as operações da Tesla para os camiões, mas a Mercedes-Benz não tem estado parada e revela o seu Urban eTruck, o primeiro camião 100% eléctrico para ambientes urbanos.

Embora os automóveis eléctricos recebam, quase sempre, todos os destaques, a revolução eléctrica vai fazer-se notar em muitas outras áreas, como a da logística e transporte de mercadorias. Este eTruck da Mercedes-Benz é um passo nesse sentido, podendo transportar cargas de até 26 toneladas (o equivalente à versão com motor diesel tradicional), mas sem necessitar de uma gota de combustível.

Tal como nos automóveis ligeiros, o maior problema destes veículos é a autonomia. Neste caso, o eTruck tem uma autonomia anunciada de 200km, pelo que a Mercedes o apresenta como sendo um veículo apropriado para entregas em ambientes urbanos, onde a questão da autonomia não será tão crítica (e onde se poderá tirar ainda mais proveito da ausências de emissões poluentes). O único problema é que a Mercedes só prevê comercializá-lo no início da próxima década, altura em que o custo das baterias deverá ter baixado cerca de 2.5x.

Em jeito de compensação, a Mercedes refere que o programa piloto das carrinhas eléctricas Fuso Canter E-Cell, com capacidade de carga de 6 toneladas e autonomia para 100km - e que foram testadas cá em Portugal - tem sido um sucesso e superado as expectativas.


1 comentário:

  1. Não percebi o último parágrafo... O quê que a Mercedes refere em relação às Fuso Canter!?

    ResponderEliminar

[pub]