2016/07/15

Usa o email como rede social privada


Querem partilhar coisas com família e amigos, mas sem se aventurarem ou dependerem de redes sociais como o Facebook? Que tal darem uso a algo que provavelmente utilizarão todos os dias, o velho mas confiável... email.

O email pode ser um dos serviços mais antigos da "internet", e que regularmente vai recebendo as ameaças de que estará prestes a tornar-se obsoleto, mas continua a ser algo que ninguém pode evitar - bastará relembrar que, para se registarem em praticamente todo e qualquer serviço na net, precisam de ter um email.

Mas, nada nos impede de usar o email como quisermos e para os fins que bem entendermos. Não faltam casos de quem use uma conta de email partilhada para trocar mensagens sem ter que as enviar (um utilizador acede e escreve uma mensagem, deixando-a ficar em "draft"; o outro vai lá ler e responde usando a mesma técnica); e isso poderá ser multiplicado por muitas mais pessoas para criar uma autêntica mini-rede social privada.

Para isso basta criarem uma conta de email no serviço da vossa preferência (Gmail, Outlook, etc. - se possível uma que disponibilize um espaço generoso), e depois partilham os dados de acesso à conta entre as pessoas a quem quiserem dar acesso. Depois, bastará a qualquer uma delas enviar emails com novidades e fotos para este endereço, para que cheguem a todas as outras.

Quem for fã dos clientes de email offline poderá optar por receber para o seu computador todas as mensagens e anexos que forem sendo enviados para este endereço de email; quem não o for, poderá ir acompanhando as novidades acedendo à conta de email no seu browser - tudo isto sem se preocupar com "inundações" de emails na sua conta de email principal (embora, se assim o desejarem, poderão criar filtros e regras para redireccionar o email).

Ter em conta que isto não pretende substituir uma rede social a sério, e é muito mais limitado a nível de capacidades e potencialidades; mas é mais uma técnica a que poderão recorrer, se virem que vos facilita a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)