2016/09/28

Galaxy Note 7 substítuídos continuam a arder? [rectificação]


A Samsung parece não se conseguir ver livre dos Galaxy Note 7 com problemas de bateria, e quando se pensava que esse episódio estaria a ser ultrapassado eis que surgem novos relatos de Note 7 a arder... desta vez dos novos, que supostamente já teriam baterias sem problemas.

Actualização: não se tratam dos novos Galaxy Note 7 - ver secção no final.

Com o processo de substituição de milhões de Galaxy Note 7 a avançar em todo o mundo, depressa começaram a surgir relatos de que algumas unidades continuavam a aquecer excessivamente. A Samsung apressou-se a dizer que tal não teria qualquer relação com o problema dos equipamentos originais, mas agora a coisa complica-se com um novo relato de um Galaxy Note 7 que ardeu enquanto estava a ser carregado - sendo este já um dos smartphones substituídos.

É inevitável colocar-se a questão se a Samsung não terá repetido o erro, sendo que o problema inicial terá sido provocado pela aceleração da produção para lançar o Galaxy Note 7 antes do iPhone 7; e agora poderá dar-se o caso de se estar perante o mesmo tipo de problema perante a pressa de querer resolver o problema... e inadvertidamente estar a perpetuá-lo.

Se a mega operação de recolha dos Note 7 já foi suficiente para causar grandes dores de cabeça (e despesas de centenas de milhões de euros) é melhor nem pensar no que aconteceria se a Samsung fosse obrigada a lançar nova operação de recolha para os smartphones já substituídos - e se da primeira vez não me parecia provável que os clientes pensassem em mudar do Note 7 para outro smartphone, se houver uma segunda vez penso que muitos deles já começarão a reconsiderar...

Vamos lá ver que desenvolvimento isto terá, e se os casos de aquecimentos e desta unidade que ardeu serão casos isolados ou se se virão a repetir muitas mais vezes.


Actualização: na verdade não se tratava de um dos novos Galaxy Note 7 substituídos, pois os Galaxy Note 7 vendidos na China estão a utilizar baterias de outro fornecedor, que supostamente estariam livres de problemas. Mas afinal... parece que também podem vir a sofrer do mesmo mal, o que levanta nova questão sobre se o problema poderá não estar nas baterias propriamente ditas, mas sim no sistema de carregamento rápido utilizado pela Samsung...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)