2016/09/30

Google Maps ganha mais comandos de voz via "Ok Google"

Se são daquelas pessoas que vai dando cada vez mais uso ao "Ok Google" para efectuar comandos por voz no Android, vão gostar de saber que o Google Maps passa a ser mais amigo das conversas e passa a suportar o Ok Google para coisas como encontrar postos de combustível.

Se há situação em que mais faz sentido utilizar comandos de voz, é quando se conduz. Tem por isso toda a lógica que o Google Maps receba um pouco mais de atenção nesta área e passe a contar com integração Ok Google.

Os utilizadores podem optar por ter o Ok Google apenas activado enquanto conduzem, ou sempre activo (ou desligado), e com isso ganham a capacidade de poder dizer coisas como: "navigate home", "show/hide traffic", "what's my ETA", "what road is this", "how's traffic ahead", "avoid/enable tolls", "find gas stations", e mais. (Não faço ideia de como estará o suporte em português, pois há muito que me resignei a utilizar os comandos de voz em inglês para ter acesso a todas as funcionalidades que em português não estavam disponíveis ou o eram de forma muito mais limitada - sendo que este aspecto do suporte multi-língua será um dos grandes desafios para todos os sistemas de reconhecimento de voz nos próximos anos.)

A novidade é boa... mas infelizmente não servirá de muito para aqueles que, como eu, continuam a preferir o Waze. Já era tempo da Google começar a planear uma eventual integração de ambas as apps numa só... A não ser que esteja a pensar em algo à Allo/Duo, e um dia destes lance uma nova app de mapas e navegação. ;P

1 comentário:

  1. por acaso hoje, em vez de ligar o Waze, optei por clicar no google now card que me sugeria navegar até ao destino pretendido, via google maps. Já não o fazia há muito tempo e fiquei agradavelmente surpreendido com os detalhes que apresenta e com as atualizações de informação... muito mais detalhadas que as do Waze (ainda que não inclua os avisos deste último).
    A junção das duas aplicações seria o melhor de 2 mundos :)

    ResponderEliminar