2016/09/14

Inteligência Artificial aprende a dar movimento às fotos estáticas


Depois de ensinarem os computadores a reconhecerem objectos nas imagens, há investigadores que já trabalham em lhes dar a capacidade de preverem o movimento que seria efectuado.

Mostre-se uma foto a qualquer pessoa, até uma criança, e esta não terá dificuldade em visualizar o movimento que previsivelmente seria feito, que seja de uma pessoa a caminhar ou saltar, ou de um comboio a passar a alta-velocidade. Mas para os computadores isso é bem mais complicado, embora haja quem esteja a trabalhar nisso.

Investigadores do MIT estão a ensinar uma inteligência artificial a criar vídeos a partir de fotografias, e dizem que os resultados já são bastante positivos... nalguns casos. Para isso pegaram em dois milhões de vídeos retirados da internet, para servirem de referência nas mais variadas categorias, e não há dúvida de que os resultados são bastante curiosos - embora por vezes também bastante "abstractos". Em coisas como comboios a passar ou as ondas da praia, o sistema consegue obter um resultado bastante razoável... mas noutros casos, com pessoas ou rostos, o mais habitual é vermos distorções dignas de filmes de terror.

Importa referir que mesmo nestes casos, há alguns em que o tipo de movimento aplicado pode ser considerado correcto (embora com resultados não muito agradáveis visualmente). Resta agora saber em que tipo de coisa esta tecnologia poderá ser aplicada... talvez para criar novos algoritmos de compressão, onde bastem uma dúzia de frames espaçados para que um computador consiga gerar os frames intermédios e mostrar-nos um vídeo?

Só o futuro dirá... ou melhor dizendo, nos mostrará. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)