2016/09/14

10 funcionalidades do iOS 10 que podem passar despercebidas


Se há coisas no iOS 10 que não passam despercebidas, há muitos outros pequenos detalhes e ajustes que muitos utilizadores poderão nem sequer descobrir. Alguns deles podem ser bastante úteis, e por isso, aqui estão eles.


1. Eliminar as apps da Apple



Depois de anos a incluir um número crescente de apps que muitos utilizadores nunca utilizam, no iOS 10 temos finalmente a possibilidade de as "eliminar" como qualquer outra app. (Na verdade as apps não são eliminadas mas limitam-se a ficar esquecidas, mas o procedimento é idêntico ao de eliminar e reinstalar apps, para simplicidade). Quer isto dizer que já não há necessidade de criar uma pasta "lixo" para esconder as apps indesejadas da Apple.


2. Desbloquear o iPhone com um toque em vez de clique



Com o novo lock screen, chega a necessidade de se clicar uma vez no botão para acordar o iPhone, e depois novamente para o desbloquear. Se quiserem poupar os cliques, nas opções de acessibilidade podemos definir que queremos acordar o iPhone pousando o dedo no sensor Touch ID sem que seja necessário clicar nele (uma opção que acaba por se aproximar do que se tem no iPhone 7, sem botão físico.)


3. Várias intensidades luminosas para a lanterna



Usar o iPhone como lanterna é prático, mas nem sempre é desejável usar a potência máxima. Nos iPhones com 3D Touch (iPhone 6S e 7) é possível carregar com mais força no icon da lanterna para ter acesso a diferentes níveis de intensidade luminosidade.


4. Widgets para acções rápidas via 3D Touch



Mais uma funcionalidade reservada aos iPhones com 3D Touch. Em vez de se limitarem a simples atalhos, as apps podem agora disponibilizar widgets que são verdadeiras mini-apps para quem carregar com força nos seus icons. Em apps como a Pcalc, significa que se podem fazer contas sem sequer se abrir a app propriamente dita.


5. Efeitos nas mensagens no iMessage



O iMessage sofreu inúmeras alterações, e agora é possível enviar as mensagens com efeitos, bastando para isso pressionar continuamente no botão de enviar na altura de enviar uma mensagem.


6. Reacções rápidas a mensagens no iMessage




Ainda no iMessage, reagir a uma qualquer mensagem torna-se mais fácil e prático que nunca. Um duplo toque numa mensagem permite rapidamente associar-lhe um coração, polegar para cima/baixo e outras expressões - que passam a acompanhar a mensagem respectiva num mini-balão ao estilo dos diálogos da banda-desenhada.


7. Definir formas de contacto favoritas nos contactos



Têm contactos com os quais falam principalmente via SMS, mas outros via email ou até usando outra app de mensagens? Na nova página dos contactos podem pressionar continuamente sobre a forma de comunicação e escolherem o método preferencial para cada uma delas (mensagens, chamadas, vídeo e email).


8. Bedtime



Para quem quer manter um sono mais regular, a app do relógio do iOS 10 conta agora com uma nova secção "Bedtime" que permite definir a hora a que se quer ir dormir e acordar (e que também permite analisar as eventuais falhas.)

Eu bem que gostaria de dar uso a esta funcionalidade... mas o nome "Aberto até de Madrugada" não surgiu por acaso, e seria escandaloso ver o relatório que esta funcionalidade apresentaria. ;P


9. Sugestão de emoji



Os fãs dos emoji também têm a vida facilitada. Assim que seleccionarem o teclado emoji no iMessage, verão as palavras que tiverem correspondência em emoji ficarem pintadas de amarelo. Basta tocar nelas para que as mesmas sejam substituídas pelo emoji respectivo (que muitas vezes é muito mais rápido do que estar a procurar pelo emoji específico, especialmente no caso dos emojis usados com pouca frequência.)


10. Múltiplos dicionários no teclado



Por fim mas não menos importante, o teclado do iOS 10 aprende finalmente a reconhecer múltiplas línguas simultaneamente. Basta activarem os dicionários que pretendem usar... e deixarem de se preocupar com a troca manual do teclado português para inglês (ou outros) e vice-versa.

... Só fica a faltar a possibilidade de escrevermos via "swype"... e lá se vão 99% dos motivos pelo qual uso o SwiftKey no iOS. ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)