2016/09/02

TomTom VIO leva a navegação GPS às scooters... com estilo


Quem procurar uma forma de adicionar um sistema de navegação GPS à sua scooter sem arruinar o seu estilo clássico, poderá querer espreitar o novo VIO da TomTom, que nos apresenta um conceito inovador que certamente vai conquistar os portugueses amantes das duas rodas.

Aplicar um sistema de navegação tradicional numa scooter é possível, mas o resultado não será propriamente agradável em termos estéticos. Por isso a TomTom criou o VIO, o primeiro equipamento de navegação do mundo concebido especificamente para scooters, mas que poderão aplicar onde quer que queiram - incluindo automóveis.

O VIO é um sistema que consiste num ecrã circular que se integra perfeitamente em qualquer scooter ou mota com estilo clássico; sendo à prova de chuva e com touchscreen compatível com a utilização com luvas.


Do ponto de vista técnico, a TomTom optou também por uma solução curiosa, pois embora o VIO contenha um GPS para melhorar a captação de sinal, todo o processamento e cálculo da navegação é feita pelo smartphone; com o VIO a actuar somente como um "ecrã secundário" onde é apresentada a informação da navegação (e também informação referente a quem nos está a telefonar, apresentando a foto do contacto). É um conceito que há muito tenho proposto, ao ponto de dizer que se deveria criar um standard de comunicação para ecrãs auxiliares, que poderia ser utilizado para os smartwatches, ou este tipo de dispositivos (e outros).

E quando é altura de sair da mota, o utilizador pode simplesmente rodar e remover o VIO graças a um sistema de encaixe rápido. O TomTom VIO tem um preço de 169 euros e vem com uma capa preta de silicone, com capas noutras seis cores disponíveis para compra em separado.

(Podem verificar a compatibilidade do VIO com o vosso smartphone aqui.)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)