2016/09/02

Samsung anuncia recolha dos Galaxy Note 7 por risco de explosão


Afinal parece que o problema dos Galaxy Note 7 a explodir se deve mesmo a um problema nas baterias de alguns equipamentos, e que mesmo afectando um número extremamente reduzido de unidades, dá origem a uma operação de recolha e troca de todos as unidades já vendidas.

O Galaxy Note 7 assumiu-se como novo topo de gama da Samsung e um dos melhores smartphones de sempre (embora também com algumas críticas, quanto à sua fluidez e resistência do ecrã abaixo do que seria esperado), mas vê-se agora no centro de um episódio que coloca um travão neste sua importante fase de lançamento: a Samsung anunciou que há mesmo um problema com algumas baterias, e que vai proceder à recolha dos Galaxy Note 7 já vendidos.

Embora a suspeita dos casos que têm sido relatados tenha começado por levantar suspeitas de que o problema estivesse na utilização de cabos e carregadores não oficiais, o número crescente de casos (35 até à altura, espalhados pelo mundo) terá revelado que afinal o problema se deve mesmo a algumas baterias com problemas - o que vem relembrar que as restrições aplicadas aos envios de baterias realmente têm razão de existir; e indirectamente, de que já estava na altura de passarmos para novas tecnologias de baterias, de maior capacidade e mais seguras. Aparentemente, o problema nas baterias afectará apenas 24 unidades em cada milhão, mas mesmo esse número reduzido traduz-se em centenas de casos de alto-risco que poderão provocar acidentes bem maiores.

Resta agora esperar que o processo de recolha e troca dos Galaxy Note 7 já no mercado seja feito de forma rápida, para que tudo volte à normalidade. (Fico também com curiosidade, sobre o ponto de vista logístico, do que terá falhado para que a Samsung não consiga identificar as unidades com as baterias problemáticas, o que permitiria recolher apenas as centenas/milhares de equipamentos afectados). Seja como for, neste tipo de problemas, já que não deu para prevenir, há que remediar... mesmo à custa de um grande embaraço para a marca.


Actualização: informação da Samsung referente aos Galaxy Note 7 vendidos em Portugal
Nos casos dos clientes que já têm dispositivos Samsung Galaxy Note 7, vamos voluntariamente proceder à troca destes equipamentos por novos. Recomendamos que os clientes entreguem os equipamentos nas lojas em que os tenham adquirido, ou em qualquer Centro de Assistência Samsung. Para mais informação sobre este processo, os clientes deverão contactar a Linha Azul da Samsung (808 20 72 67).

4 comentários:

  1. Mesmo assim recolher smartphones deve ser bem mais fácil em termos logísticos do que recolher automóveis com já aconteceu com algumas marcas.

    ResponderEliminar
  2. não só recolha como pararam a venda! "we have stopped sales of the Galaxy Note7."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A suspensão das vendas já tinha sido feita antes, quando estavam a investigar o que se passava. Agora foi a confirmação de que realmente havia problemas e vão preceder à troca dos equipamentos já vendidos.

      Eliminar
  3. Não é necessário identificar quais os que tem problemas, porque são todos!

    ResponderEliminar