2016/10/27

Análise ao Devolo WiFi Repeater ac

A Devolo é uma marca que imediatamente se associa aos produtos powerline, mas hoje o nosso Luis Costa mostra-nos que tal se comporta o seu repetidor WiFi.


A Devolo é nesta altura uma marca que goza de uma elevada reputação junto dos clientes portugueses. A qualidade de construção e desempenho dos seus adaptadores dLAN (Powerline) não tem deixado créditos por mãos alheias, como as análises publicadas no AadM podem comprovar.

Pessoalmente, sou há vários anos um adepto dos powerline e a sua versatilidade acabou por ser a solução para as limitações que tenho em termos de cablagem e WiFi. Os extensores de sinal WiFi foram durante bastante tempo um complemento do powerline, mas quando surgiram os módulos deste último com wireless incorporado, juntou-se o melhor de dois mundos e acabaram-se os problemas de captação do sinal por toda a casa. Mas é precisamente para dar resposta aos casos em que o powerline não seja a solução mais indicada que a Devolo apresenta agora um repetidor WiFi.

O Devolo WiFi Repeater ac


O Devolo WiFi Repeater ac é a entrada a sério da marca neste segmento, isto depois de ter apresentado um equipamento que não estava à altura dos seus pergaminhos, razão pela qual não teve grande expressão no mercado nacional.


À imagem do que faz nos adaptadores dLAN, a Devolo apresenta da caixa um resumo das especificações do equipamento, de onde se destacam um porta gigabit e o suporte para WiFi ac. Uma nota ainda para o manual de instruções, bastante claro e explicativo.



Na parte frontal do equipamento temos o botão WPS, que serve para efectuar ligações com este tipo de norma. O tempo de pressão determina o tipo de acção a efectuar:
  • 1 a 3s - Permitir a ligação de um equipamento ao repetidor WiFi
  • 3 a 9s - Ligar o repetidor WiFi a um router 
  • +10s - Reset ao equipamento

Encontramos ainda um conjunto de 5 leds que representam a potência do sinal que se pretende ampliar. É um bom auxiliar na altura de definir a posição em que devemos colocar o repetidor.

Na parte inferior, temos a porta de rede e na traseira a ficha para ligar à tomada. Seria interessante que o repetidor utilizasse uma tomada "passthrough" para permitir ligar outros equipamentos à mesma tomada onde o primeiro se encontra ligado.

Configuração do repetidor


Para ligar o repetidor à rede WiFi, temos duas hipóteses: via botão WPS, ou via browser. Como esta é mais complexa, foi a escolhida. Para o teste, utilizei o meu velhinho Surface Pro de 1ª geração e escolhi a ligação WiFi do meu router com dd-wrt.


O primeiro passo é ligar o equipamento escolhido à rede Devolo WiFi Repeater, que neste momento não tem password associada.


No browser, basta acederem ao endereço http://devolo.wifi . Escolhi modo repetidor para ligar ao meu router.


O repetidor pesquisa quais as redes que têm disponíveis. No final do processo, basta escolher a rede à qual se pretende ligar. Se assim desejarem, podem optar por atribuir um nome diferente à rede do repetidor.


Quando solicitado, devem introduzir a password da vossa rede WiFi.  Se escolheram ter uma rede com designação diferente, só têm de introduzir o nome escolhido nas duas caixas de texto. Duas, porque o repetidor cria uma rede WiFi n e outra ac.


O repetidor faz as configurações necessárias e fica pronto a funcionar. Para acederem ao mesmo via WiFi, terão de estar ligados à sua rede wireless.


Resultados dos testes


Os valores apresentados estão na média dos resultados obtidos na bateria de testes. O repetidor estava ligado na mesma sala onde se encontrava o router para avaliar o melhor desempenho do primeiro. Num cenário real, o repetidor deverá estar ligado numa tomada estrategicamente localizada, onde o sinal do router ainda seja suficientemente forte. A Devolo aconselha que o repetidor tenha 3 dos LEDs ligados.


O Surface Pro ligado via WiFi n ao router conseguiu perto de 60Mbps, o upload está limitado aos 20Mbps da ligação à internet.


Através da ligação WiFi n do repetidor, os valores obtidos são próximo de 66% do obtido directamente do router.


Se a ligação for através do WiFi ac, o valor de download iguala o do router, pelo que desejavelmente, e sempre que possível, deverão optar por esta ligação ac.

Apreciação final




Os repetidores de sinal são um instrumento interessante para ampliar o sinal do WiFi. Têm como principais limitações a redução da velocidade que se pode obter com o router e a dificuldade da definição do local óptimo para ligar o repetidor. Por norma, este último é muito difícil de obter, pois implica termos uma tomada no local exacto. Quanto a redução de velocidade, caso tenham a possibilidade de utilizar WiFi ac, os valores obtidos serão muito próximos daqueles que obtêm no equipamento principal.

Este repetidor da Devolo apresenta ainda uma característica muito interessante e que ainda não tinha sido referida. O seu alcance é muito bom, estando ao nível do que os dLAN 1200 WiFi são capazes de proporcionar. Como aspecto menos positivo, o facto de "queimarmos" uma tomada com o repetidor. Uma ligação passthrough seria muito bem vinda.

O Devolo WiFi Repeater ac está disponível no mercado nacional por valores na casa dos 60€, preço que o coloca no mesmo patamar que um router. A sua facilidade de utilização e desempenho fazem-no merecedor de um honroso "quente".



Devolo WiFi Repeater ac
Quente


Prós
  • Alcance do sinal
  • Facilidade de utilização
  • Escala de leds informativos

Contras

  • Preço face a router
  • Não tem tomada passthrough 

Por: Luis Costa

6 comentários:

  1. Boa, este repetidor não tem nenhum botão de reset. O meu está a dar problemas na ligação e não consigo aceder remotamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No manual diz que o reset é feito carregando no botão WPS por mais de 10 segundos (fazendo piscar os LEDs).

      Eliminar
  2. N consigo instalar pq não tenho PC
    Através do Tlm ligo me à rede wifi mas não abre pagina nenhuma
    Alguma ajuda ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o link para aceder é o mesmo que do pc
      http://devolo.wifi/

      Eliminar
  3. Olá, pode-me ajudar?
    Comprei este repetidor de propósito para usar como AP e transmitir 5G.
    No entanto, ele transmite apenas 2,4.
    Testou este repetidor como AP?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Uma dúvida. Se ligarmos um cabo de rede do router a este repetidor o mesmo pode funcionar como ponto de acesso? Obg

    ResponderEliminar