2016/10/27

Câmara do Google Pixel propensa a lens flare?


A Google anunciou o seu Pixel como tendo a melhor câmara num smartphone segundo os critérios do DxOMark, mas muitos utilizadores têm notado que a sua câmara é também propensa a lens flares, criando reflexos e halos luminosos em situações de contra-luz.

Ora o lens flare é um efeito óptico que depende do grupo de elementos aplicados na lente, pelo que a melhor forma de o evitar é simplesmente evitar captar imagens em situações que potenciem este efeito (ou aprender a viver com ele). Ainda assim, a Google disse já estar a trabalhar no assunto e a tentar aplicar a magia do software para minimizar este efeito.

No Pixel a Google utiliza um novo sistema de captação, onde está continuamente a captar imagens com exposição reduzida, sendo a imagem final (no modo HDR+) calculada combinando múltiplas exposições. É algo de que a Google muito se orgulha - ao ponto de ter dispensado a utilização de um sistema de estabilização óptico - e em cujo processamento tentará detectar e corrigir o efeito do lens flare.


De relembrar que também no iPhone 5 se criticou o mesmo pelo "purple fringing" em situações de contra-luz, e a Apple veio dizer que isso era um efeito natural das lentes e que os utilizadores deveriam posicionar o iPhone de forma a não levar com a luz directamente ou fazendo sombra com a mão... Portanto, com a ajuda do software ou não, poderemos dizer que é principalmente uma questão de "you're holding it wrong!" :)


P.S. Se calhar a Google emprestou um protótipo do Pixel ao J.J. Abrams quando este fez os seus Star Treks... ;)



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]