2016/11/09

A ilusão do Live Tracking da Chronopost

Há algum tempo que a Chronopost anunciou, com pompa e circunstância, uma funcionalidade inovadora que promete informar os clientes do momento exacto da entrega de encomendas e permitir ver em tempo-real a localização da encomenda até chegar ao destino. Pude finalmente dar-lhe uso... e a experiência não se recomenda.

Embora receba encomendas quase diariamente (ossos do ofício), as entregas via Chronopost são muito raras, e daí que tenha sido a primeira vez que pude experimentar o seu sistema de Live Tracking.

Tudo começou muito bem, com a chegada de um email ao início do dia que indicava que a encomenda iria ser entregue entre as 14h30 e 15h30. Este é o sistema "Predict", que a Chronopost anuncia como "sabe sempre a hora da chegada da sua encomenda. (...) os clientes não precisam ficar horas à espera das suas encomendas". Excelente pensei eu.

Quando a hora de entrega se aproximou, novo email a indicar-me um link para o tal sistema de Live Tracking. Novamente fiquei surpreendido, muito feliz pela forma como tudo estava a decorrer; e a pensar em quão fantástico é vivermos numa era onde este tipo de coisas é possível. Clico no link e sou redireccionado para uma página que mostra o mapa e um indicados do veículo a seguir o percurso até ao destino. Estava apenas a algumas centenas de metros e a aproximar-se, pelo que me dirigi para a porta para receber a encomenda e aguardei. E aguardei... e aguardei... e nada.


Na página de Live Tracking o veículo surgia como estando à porta, pelo que voltei a sair e a olhar com mais atenção. Mas definitivamente não estava nenhum carro da Chronopost por perto. Volto a ir até ao computador, faço refresh da página do Live Tracking, e alto lá... agora o veículo já surgia a algumas centenas de metros, e novamente a seguir o percurso até ao destino. Claro que nesta altura já comecei a suspeitar do funcionamento deste "live tracking em tempo real"... e sem grandes expectativas, quando novamente fui à porta receber a chegada da encomenda, o carro da Chronopost continuava a ser uma miragem.

Mas pronto, estávamos no início do período previsto para a entrega, pelo que aguardei. Indo fazendo refresh ocasional ao mapa do Live Tracking, que ia mostrando resultados sempre algo aleatórios e onde a chegada do veículo nada representava. Horas mais tarde, o mapa continuava a indicar o carro sempre a chegar, mas ainda não tinha havido nenhum entrega - e isto já muito após o tal período indicado para a chegada, o tal que visava que "os clientes não precisam ficar horas à espera das suas encomendas".




Ao final da tarde, sem encomenda à vista e sem qualquer SMS ou email, ou indicação na página de tracking, lá tive que telefonar para a Chronopost (número a pagar, obviamente!) para perguntar o que se passava. O atendimento foi rápido, mas nem por isso eficiente. É que durante o processo de atendimento pedem para introduzir o número da encomenda - o que fiz - mas assim que fui atendido por um assistente, a primeira coisa que fazem foi pedir novamente o número da encomenda que tinha acabado de introduzir. Mas pronto, depois de contactarem o estafeta lá disseram que afinal não tinha dado para fazer a entrega e que pediam muita desculpa, dizendo que seria entregue no dia seguinte...

Talvez, digo eu, porque com sistemas de live tracking que apenas apresentam resultados inventados, e sistemas de previsão de encomendas que não funcionam, não custa nada inovar.


Nota: ter em conta que nada tenho contra que o sistema fosse apenas indicativo (por exemplo, a Telepizza apresenta uma estimativa do ponto do processo das encomendas dos clientes, a dizer que está em preparação, entrega, etc.) O problema é que o Live Tracking da Chronopost nos está a ser "vendido" como sendo de tracking em tempo real, e em nenhum lado indicam que a informação apresentada não corresponde à realidade.

9 comentários:

  1. A mim chamaram-me mentiroso indirectamente... O sistema marcava a carrinha deles à minha porta, e nada... Algumas horas depois liguei a perguntar o que se passava e a resposta foi que tocaram à campainha e ninguém atendeu! O que é mentira...

    ResponderEliminar
  2. O meu caso foi igual ao relatado, tendo a agravante de como a encomenda foi deixada na portaria, terem colocado na hora de entrega a hora prevista e não a hora real.

    ResponderEliminar
  3. Também recebi email com link para o "revolucionário" Predict por volta das 10 da manhã. Fantástico, estava a apenas um par de km e a caminho de minha casa.
    Ficou a fazer este caminho repetidamente e às voltas durante horas, sempre indicando o percurso na minha direcção, criando a ilusão de estar a menos de 2 ou 3 minutos da sua chegada. Desisti de atualizar a página.
    Por volta das 18h liga-me o estafeta pedindo indicações. Ao chegar, insistiu em colocar a hora de entrega 11:30.
    Experiência muito má.
    Ainda estou para encontrar uma boa empresa nesta área.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MRW. Tenho usado com encomendas vindas de Espanha e chegam sempre a horas tal como previsto. Com a Chronopost só desgraças, desde encomendas danificadas, perdidas e trocadas. Sem comentários!

      Eliminar
  4. Noutra transportadora, tive indicação no tracking que ninguém atendeu à porta, quando recebi uma chamada do estafeta naquele dia a avisar que só conseguiria lá ir dois dias depois. Provavelmente para cumprir um qualquer objectivo de tempo.

    ResponderEliminar
  5. A unica experiência com esta empresa é nas entregas das encomendas Nespresso. Não tenho nada a apontar. A julgar pelo que estou a ler, o nível de qualidade varia de acordo com o cliente! Como a Nespresso deve exigir alguma qualidade, eles têm que cumprir...

    ResponderEliminar
  6. Aqui no escritório tentam sempre entregar na hora de almoço, apensar de indicação ara entrega até às 12h30.. depois colocam que "não foi possível entrega, empresa encerrada".
    Chronopost é uma miséria.

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que aconteceu isto ao Carlos, pois achei uma piada imensa a esta "história" e à forma como foi retratada...

    "Estava apenas a algumas centenas de metros e a aproximar-se, pelo que me dirigi para a porta para receber a encomenda e aguardei. E aguardei... e aguardei... e nada." :)

    Bem, fora isso, à minha parte posso dizer que tenho sido feliz com a Chronopost. Sem considerar esse "live tracking", as previsões de entrega de produtos batem na generalidade certo, isto é, da parte de manhã ou da parte da tarde. Idem aspas para os CTT Expressos.

    Devo ser um sortudo pelo facto das encomendas (CTT e Chronopost) chegarem sempre entre as 11h e o meio dia...ou então um azarado pelo facto de que é a rota diária que percorrem lá na zona e uma só vez por dia. A parte boa é sei sempre a hora aproximada de entrega.

    Não posso dizer o mesmo em relação à DHL, que falhou nas duas vezes em que me foram entregar encomendas lá em casa. Numa das vezes falharam no dia, na outra chegaram apenas quase ás 18h quando era previsto chegarem de manhã!...

    Há, esqueci-me de dizer que o estafeta Chronopost lá da zona é sempre muito prestável, trata logo de me ligar uns 15/20min ou 5/10km. antes de chegar ao local para saber da minha disponibilidade em receber a encomenda ou de alguém que se encontre em casa para fazê-lo, razão pela qual tenho que estar satisfeito com o serviço deles. O mesmo se aplica aos CTT expressos como acima referi.

    ResponderEliminar
  8. por aqui não tenho tido problemas, já a MRW é uma anedota terrivelmente cómica no que toca a timings.

    ResponderEliminar

[pub]