2016/11/17

Snapdragon 835 será feito pela Samsung e vem com Quick Charge 4.0


O ritmo evolutivo dos SoC no sector mobile continua em passo acelerado, e para o próximo ano a Qualcomm aposta no Snapdragon 835 como novo topo de gama, que será fabricado pela Samsung com tecnologia de 10nm.

A simples transição dos 14nm do Snapdragon 820 para os 10nm no Snapdragon 835 será suficiente para garantir que este chip seja mais eficiente, e que a par de outros melhoramentos resultarão num desempenho 27% superior e consumo até 40% inferior.

Para fabricar este chip com tecnologia FinFET de 10nm, da mais avançada neste momento, a Qualcomm vai recorrer à Samsung; e para além das melhorias feitas a nível do processador teremos também o novo sistema de carregamento Quick Charge 4.0. Aqui a promessa e a de que bastarão 5 minutos de carregamento para se ter 5 horas de utilização do dispositivo, com melhorias de 20% na velocidade de carregamento e 30% na eficiência face ao Quick Charge 3.0. Mais importante, o Quick Charge 4.0 promete ser compatível com o USB Power Delivery do USB Type-C, pelo que deverá acabar com as questões de incompatibilidades que a Google referiu recentemente.

É bem provável que os futuros Galaxy S8 venham a ser dos primeiros smartphones a dar uso a este Snapdragon 835 (para os mercados em que a Samsung não aplica os seus Exynos), mas teremos que esperar até 2017 para descobrirmos que melhorias "reais" o 835 trará face ao 820/821.

3 comentários:

  1. "O ritmo evolutivo dos SoC no sector mobile continua em passo acelerado, e para o próximo ano a Qualcomm aposta no Snapdragon 825 como novo topo de gama, que será fabricado pela Samsung com tecnologia de 10nm."

    Este parágrafo tem erro certo? Deveria ser Snapdragon 835?

    ResponderEliminar
  2. Samsung e charge numa frase... isto vai dar BUM!

    ResponderEliminar