2016/12/08

AsteroidOS lança versão Alpha 1.0 para smartwatches


No início do ano ficamos a conhecer o AsteroidOS; um sistema operativo open-source que pretende dar nova vida aos smartwatches que forem ficando esquecidos pelos fabricantes. O projecto continua a andar para a frente (lentamente) e agora lança a versão Alpha 1.0.

O AsteroidOS funciona sobre Linux (com Qt 5.6 e QML) e quer tornar-se no sistema de eleição para quem quiser ter controlo total sobre o software que executa no seu smartwatch - o mesmo tipo de utilizador que também opta por usar Linux nos seu computador.

O sistema funciona no G Watch da LG (o original), no Watch Urbane, no Asus ZenWatch 2, e no Sony Smartwatch 3. Não é um número particularmente alargado de equipamentos, ainda para mais considerando que por agora só está verdadeiramente funcional no G Watch; nos restantes ainda não tem o Bluetooth a funcionar, o que derruba o interesse de o utilizarmos para ver notificações ou efectuar comandos ou sincronização com o smartphone.

Pode parecer um projecto louco... mas quem sabe se não será o precursor de um futuro onde se possa comprar um smartwatch e depois escolher o sistema operativo que se deseja utilizar, como fazemos nos nossos computadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]