2016/12/08

Metade das fotos enviadas para o Flickr são tiradas por smartphones


Caso ainda houvesse dúvidas, é oficial: os smartphones mataram definitivamente as câmaras fotográficas, que vão sendo relegadas para uma utilização cada vez mais esporádica ou específica.

As últimas estatísticas do Flickr revelam que praticamente metade das fotos foram tiradas por smartphones (obviamente, as que são enviadas para lá), e que ganha ainda maior significado quando este salto de 39% para 48% foi conseguido em apenas um ano. Do lado contrários, as DSLRs caíram dos 31% para os 25%, e as point-and-shoot caíram dos 25% para os 21%. Quanto às mirrorless, mantiveram-se inalteradas nos 3%.

Se é certo que ninguém ousará comparar os resultados obtidos de uma DSLR com os de um smartphone; a verdade é que a melhora da qualidade das câmaras dos smartphones topo de gama (e até de alguns modelos de gama média) faz com que estes equipamento atinjam o patamar crítico do "suficientemente bom". E atingido este ponto, já não interessa que uma DSLR seja muitíssimo melhor - o que interessa é que as fotos tiradas com o smartphone "já chegam", e com a vantagem deste estar sempre à mão, ao contrário do que acontece com a DSLR, que muito provavelmente é deixada em casa excepto quando se vai a algum evento especial.

Esta tendência irá aumentar ainda mais em 2017, à custa dos smartphones com câmaras duplas - como o iPhone 7 Plus - que conseguem simular o efeito de profundidade de campo reduzido que as pessoas associam às DSLRs, fazendo com que sinta ainda menos a sua falta (e sem esquecer que esta é uma tecnologia que já começa a ser aplicada até em smartphones de gama baixa.)

Por tudo isto, a utilização de uma câmara fotográfica/vídeo dedicada será algo que se tornará cada vez mais raro; com as devidas excepções, obviamente; e o domínio dos smartphones como equipamento preferencial para captar fotos e vídeo será cada vez maior.

1 comentário:

  1. Só um pormenor - praticamente todas as fotografias tiradas por smartphones (48%) foram por iPhones (47%)

    ResponderEliminar