2016/12/04

Sceelix lança demo WebGL do seu motor procedimental


A Sceelix é uma startup nacional que desenvolve um motor procedimental capaz de gerar cidades inteiras num só clique (e muito mais) mas agora coloca a sua tecnologia ao alcance de todos com uma demo em WebGL que corre no browser e nos permite criar uma cidade ao nosso gosto.

Nem sempre é fácil explicar o que é um motor procedimental, pelo que um processo de demonstração interactivo se torna mais eficaz. Nesta demo WebGL da Sceelix qualquer pessoa pode brincar com alguns dos parâmetros de construção de uma cidade, como as dimensões pretendidas, altura mínima e máxima, nível de variação que pretende nas formas geométricas, etc. e ver os resultados reflectidos de forma imediata e interactiva no seu browser - e tudo a correr em tempo real e de forma fluida, mesmo quando se puxam as dimensões para o máximo, como na imagem acima.

É certo que isto mostra apenas uma vertente das potencialidades do motor procedimental deles, que também pode ser aplicada a muitas outras coisas, como texturas, e até som; mas há que reconhecer que esta componente é uma das que será visualmente mais espectaculares e por isso se percebe o seu destaque. É uma ferramenta que não só pode ser utilizada para jogos, não só para criar níveis de jogos como até criar níveis infinitamente diferentes de cada vez que se joga; como também para áreas como as da visualização para projectos de arquitectura ou publicidade.

Aliás... a Sceelix já revela um pouco a ponta do véu sobre um novo projecto que espera poder mostrar em breve, com algumas imagens que poderão ser estranhamente familiares para quem percorre diariamente as ruas do Porto. :)



... Só fica a faltar a geração de texturas procedimentais "à Porto"! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)