2016/03/17

Sceelix - motor procedimental feito em Portugal


O meetup de Realidade Virtual que se realizou no Porto permitiu-me conhecer muitas pessoas envolvidas em projectos fascinantes. Um deles, que nem fazia ideia de que pudesse existir em Portugal, é o Sceelix, que facilita a criação de todo o tipo de coisas geradas matematicamente.

A geração procedimental (procedural) não é nova, e é algo que recentemente adquiriu um pouco mais de notoriedade graças ao No Man's Sky, o jogo que nos deixa explorar todo um universo com triliões de planetas, que se tornam possíveis graças à magia da matemática. É precisamente o tipo de coisas que o Sceelix permite fazer, e que está a ser feito aqui no Porto.


Usando o Sceelix, que é uma ferramenta destinada a developers, é possível criar coisas como paisagens, cidades, estradas, edifícios, florestas, e praticamente tudo o mais que se desejar - sem que seja necessário criar manualmente todo e cada elemento. Por exemplo, se quisermos criar uma cidade usando um editor 3D, é fácil copiarmos um edifício para que se fiquem com 100 (ou 1000), mas não seria muito realista ter uma cidade com centenas de edifícios exactamente iguais. Isso obrigaria a andar manualmente a aplicar variações, e facilmente ocuparia dezenas ou centenas de horas. Com o Sceelix, bastará definir os parâmetros pretendidos, e isso pode ser feito de forma quase instantânea e aplicar-se não só ao tamanho e formato dos edifícios, mas às próprias texturas e outros elementos. E tal como as cidades, também o mesmo se aplica a florestas, paisagens, e demais coisas que se quiserem fazer.

É bom ver que temos pessoas a trabalhar em coisas deste tipo mesmo aqui à porta de casa, e se também andarem pelo Steam, não deixem de deixar um voto positivo no Sceelix, que se encontra lá no Greenlight.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)