2016/12/18

Uber Beacon facilita encontrar condutores e passageiros com logotipo colorido


O ano passado a Uber começou a testar um sistema de identificação luminoso colorido nos automóveis, e os resultados fazem com que agora se avance para uma nova fase de testes mais alargada e com um dispositivo de segunda geração o Beacon.

Quando se requisita um carro da Uber é-nos apresentado o nome e fotografia do condutor, assim como a marca do automóvel e a matrícula, mas nem sempre isso nos permite identificar facilmente o veículo se estivermos numa zona mais complicada com trânsito bastante intenso (ou sob condições adversas, como chuva torrencial).

Tal como o Spot testado anteriormente, este novo Beacon consiste num indicador luminoso colocado no pára-brisas, e cuja cor é escolhida pelo cliente quando o seu motorista já vem a caminho - sendo que a cor exibida no ecrã do smartphone do cliente também pode ser usada para sinalizar o condutor de onde se está. Assim, o processo de recolha do passageiro pode ser feito de forma bastante mais rápida... sendo o único risco a possibilidade de alguém nesse mesmo ponto ter pedido um carro no mesmo momento e escolhido a mesma cor. ;P

Por agora estes Uber Beacon serão distribuídos apenas nalgumas cidades norte-americanas, mas face aos resultados obtidos, com menor número de cancelamentos de pedidos e menor necessidade dos condutores telefonarem para os passageiros para saber por onde andam, é algo que a Uber pretende expandir a todo o mundo... mas terá certamente também em consideração os mercados onde os automóveis ao serviço da Uber preferem passar despercebidos para evitar incidentes desagradáveis com os taxistas.

1 comentário: