2017/01/16

Google poupa 75% de dados usando imagens comprimidas com RAISR

Em Novembro do ano passado a Google revelou um sistema de melhoramento da qualidade de fotos com base em inteligência artificial, e esse sistema já está a ser usado para poupar uma incrível quantidade de dados diariamente.

O RAISR é um algoritmo desenvolvido pela Google que consegue aumentar a resolução das imagens com base em sistemas deep learning, obtendo resultados superiores aos dos métodos tradicionais de interpolação e redimensionamento. Embora o sistema possa ser aplicado em múltiplas áreas, uma das que mais interessa à Google é a poupança de dados e velocidade com que os utilizadores podem ver resultados nos seus equipamentos.

Por isso, a Google está a aplicar este sistema nas fotos de grandes dimensões no Google+, conseguindo poupanças significativas. Uma imagem que poderia necessitar de 100KB para chegar ao utilizador poderá ser transferida em tamanho reduzido com apenas 25KB, sendo a qualidade (quase) original reposta através do sistema de melhoramento da resolução.

A Google diz que por agora isto está a ser testado com um número reduzido de equipamentos Android, mas que mesmo assim já é aplicado a mais de mil milhões de imagens por semana. Sendo que está previsto que isto vá sendo alargado a mais utilizadores em breve, de forma gradual.

Penso que será apenas uma questão de tempo até que algo idêntico possa ser feito com o vídeo, onde o movimento até ajudaria as técnicas de super-resolução para melhoramento da imagem, e que a par de codecs como o VP9 e H265... poderão permitir ver vídeos de alta-qualidade com consumo de dados ainda mais reduzido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)