2017/01/27

Medidor de corrente USB-C garante segurança dos cabos


Misturar carregadores e cabos USB Type-C nesta fase é uma aventura que pode ter consequências dispendiosas, mas já há quem aproveite a oportunidade de negócio criando um medidor de corrente que promete manter todos os dispositivos USB-C em segurança.

Ninguém tem dúvidas de que o formato USB Type-C é o futuro, e que eventualmente nos fará olhar para todas as restantes ligações USB da mesma forma que hoje olhamos para as fichas PS/2, portas série de 9 e 25 pinos, e portas paralelas. O problema é que, tratando-se de um formato bastante versátil - e complexo - nem sempre todos os fabricantes se preocupam em satisfazer todos os requisitos exigidos. Isso é algo que ficou demonstrado de forma evidente com o cabo USB que queimou um Chromebook Pixel, ou até os cabos USB-C originalmente vendidos pela OnePlus.

Isso faz com que ligar um cabo/carregador USB-C não oficial a um dispositivo seja uma autêntica lotaria, e por isso mesmo a Satechi avança com um USB-C Power Meter que permitirá confirmar que tudo está a funcionar como é suposto, e que não teremos carregadores ou dispositivos a tentar usar voltagens impróprias.

... Claro que o ideal será que o mercado estabilize e mesmo os cabos USB Type-C mais económicos possam oferecer um nível de confiança idêntico aos dos restantes cabos USB (embora seja preciso frisar que andam por aí muitos cabos USB de péssima qualidade, com secções de cabo condutor que são autênticos "fios de cabelo", e que se forem utilizados para recarregar um smartphone poderão nem sequer o conseguir fazer) mas até lá... nada como jogar pelo seguro.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)