2017/01/27

Notícias do dia

A Tesla chegou finalmente a Portugal; a Google está a preparar um Pixel económico para este anos; o Samsung S8 afinal parece que recorrerá a sensor de impressões digitais na traseira; Firefox e Chrome vão alertar para sites sem HTTPS que peçam dados sensíveis; e ainda a revelação de que há centenas de apps de VPN em Android infestadas com malware.

Antes de passarmos às notícias do dia; esta semana estamos a oferecer uma fita LED RGB, e não se esqueçam que o nosso primeiro meeting mensal deste ano é já amanhã.


FaceApp mete qualquer pessoa a sorrir


Os sistemas de inteligência artificial têm sido aplicados em inúmeros campos, e agora temos mais uma app que facilita a manipulação de imagens recorrendo a redes neuronais: a FaceApp.

Com esta app podem facilmente transformar qualquer foto com um rosto neutro num rosto sorridente, assim como explorar como é que poderão ficar com mais umas décadas em cima (ou décadas a menos); e até verem como seria uma eventual versão vossa no sexo oposto. Os resultados nem sempre convencem, mas em muitas situações apresentam imagens surpreendentes que ajudarão a comprovar que realmente não se pode acreditar em tudo o que se vê.

Por agora a FaceApp está disponível apenas para iOS.


Dinheiro digital Monero aumentou 27x de valor num ano



O Bitcoin já teve os seus 15 minutos de fama ao criar alguns milionários improváveis em poucos anos, mas se pensam que o tempo dos lucros fáceis à custa do dinheiro digital acabou, estão enganados. O Monero é a moeda digital de eleição para o submundo do comércio da droga na internet (mas não só) e que oferece garantias de anonimato com que o Bitcoin não consegue competir,. E apenas num ano aumentou de 50 cêntimos para mais de 14 dólares, embora actualmente esteja nos 12 dólares.

Posto de outra forma, se tivessem comprado 500 dólares de Menoro no início do ano, poderiam ter ficado com 14000 em menos de um ano. (Ou em alternativa, também poderiam ter ficado sem nada... mas já se sabe como é nestes investimentos "retroactivos", em que é fácil imaginar quanto se poderia ter ganho! :)

... No entanto ainda vão a tempo, se acreditarem que o Monero ainda tem potencial para vir a atingir valores de 100 ou 1000 dólares no futuro.


Chrome 56 com reload de páginas significativamente mais rápido


O novo Chrome 56 acaba de chegar, repleto de novidades (como o WebGL 2.0 e Web Bluetooth API), mas uma das que será mais notória e apreciada é a velocidade com que o Chrome fará o reload de páginas web. A equipa do Chrome optimizou o processo, evitando fazer tantos pedidos para validação dos elementos em cache, resultando em reloads 28% mais rápidos e 60% menos pedidos (com a ajuda do Facebook).

Mesmo apenas com um dia de utilização, posso desde já confirmar que é efectivamente mais rápido de forma "que se nota" (e isto vindo de alguém que normalmente tem entre 70 e 80 tabs abertas distribuídas entre 2 ou 3 janelas...)





Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)