2017/02/12

10 maneiras de transformar uma lâmpada num candeeiro criativo


Querem dar um toque de classe à iluminação em vossa casa, mas sem gastar muito dinheiro? Hoje trago-vos dez sugestões simples e económicas que permitem transformar uma simples lâmpada num candeeiro original.

Usando material de baixo custo, como papel, tinta, ou objectos que já temos por casa e se podem reciclar, podemos transformar uma simples lâmpada numa verdadeira obra-de-arte que passará por algo que poderia custar muitas dezenas ou até centenas de euros. E a maioria delas nem sequer exige que sejam ases na arte do "faça-você-mesmo", sendo acessíveis até a crianças.
  1. Com papel: pode ser feito em segundos e sem gastar um cêntimo. Basta enrolar um "canudo" de papel em torno da lâmpada. Ter apenas o cuidado de utilizar com lâmpadas LED que garantidamente não atinjam temperaturas elevadas.

  2. Com crochet: "vestir" uma lâmpada permite criar um efeito bastante original. Novamente, aplica-se o mesmo alerta indicado no ponto anterior quanto à aplicação apenas em lâmpadas LED que se mantenham a temperaturas que permitam o toque.

  3. Usar uma garrafa: dando um pouco mais de trabalho mas com efeito igualmente curioso, utilizar uma garrafa de vidro colorido, depois de cortada com cuidado, permite adicionar uma tonalidade e textura diferentes à iluminação.

  4. Usar uma tigela: usando uma tigela metálica (ou revestida com um material reflector como papel de alumínio) podemos criar um reflector que transforma uma lâmpada numa fonte de luz indirecta bastante mais agradável.

  5. Com papel-maché: usando um balão como forma para criar uma forma esférica artística de papel, ficamos com um abajur que será peça única e que atrairá as atenções.

  6. Usando tubagens translúcidas: para quem procurar um candeeiro que atraia ainda mais as atenções, usar tubagem translúcida com alguns nós e lâmpadas no interior poderá ser aquilo que sempre procuraram... mas sem gastar centenas de euros numa "peça de autor".

  7. Pintando a lâmpada: uma das técnicas mais criativas consiste em colar pequenos pedaço de fita adesiva em redor da lâmpada e depois pintá-la com tinta opaca, removendo os pedaços de fita no final. Ideal para um panorama luminoso único.

  8. Com uma lata: para esta técnica é preciso ter literalmente lata,  ou melhor dizendo, uma lata. Uma forma simples é recorrer a latas de arrumação do IKEA, já perfuradas, e o resultado também irá surpreender (para um efeito ainda melhor, utilizem uma lâmpada de luz difusa)

  9. Com uma torre de papel: para quem adora os trabalhos manuais, criar uma torre com pentágonos (ou outras formas de papel) permite criar um abajour de baixo custo que transformará por completo a luz que uma lâmpada produz.

  10. Com um balde: usando um balde pintado com tinta reflectora e uma folha de papel, podemos transformar qualquer lâmpada num sistema de iluminação difusa, que não só fica bem como poderá ser útil para diversas situações (como para efeitos de fotografia).

Têm mais ideias? Deixem-nas nos comentários. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)