2017/02/12
CPUs Intel de 8ª geração permanecerão nos 14nm
A Intel dá um passo em falso e falta ao prometido, revelando que a próxima geração dos seus CPUs (8th Gen) continuará a utilizar um processo de fabrico de 14nm - o mesmo das duas gerações anteriores.
Há quase um ano atrás a Intel anunciou que iria abandonar o processo "tick-tock" de evolução dos CPUs, em que as melhorias eram conseguidas alternadamente através de processos de fabrico mais eficiente e melhorias na arquitectura do processador. De então em diante, a aposta seria num ciclo tripartido que consistiria num novo processo de fabrico, seguido de melhoria na arquitectura, seguido de outro ciclo de optimização.
No entanto, chegada a altura da Intel reiniciar este ciclo e avançar com novo processo de fabrico mais avançado, a Intel falta ao prometido e limitar-se-á a fazer um novo ciclo de optimização, mantendo o mesmo processo de 14nm que já tem utilizado desde 2014. Esta decisão demonstrará as dificuldades que a Intel estará a ter para transitar para um processo de fabrico de 10nm (para não falar dos 7nm), e vem levantar bastantes dúvidas quanto à capacidade da Intel fazer frente à ameaça cada vez mais forte dos CPUs ARM que este ano já começam a chegar ao mercado com processo de fabrico de 10nm - como será o caso do Snapdragon 835 fabricado pela Samsung.
Alie-se a isto o facto dos CPUs 7th Gen da Intel já terem sido criticados por não terem trazido nenhuma melhoria significativa de desempenho (houve mais melhorias nos GPUs do que propriamente no CPU), e ficam também levantadas as dúvidas sobre que tipo de melhoria esta 8ª geração poderá trazer... ou não.
Será que daqui por 5 anos estaremos a usar computadores com CPUs ARM, e a falar da Intel como uma nova "Nokia"? Não parece provável nem possível... mas, também haveria quem dissesse o mesmo sobre a Nokia.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Isto só é bom para nós. Um i7 6700k é um processador muitíssimo bom por um preço de 350€, algo de topo ligeiramente acessível. Foi mau não haver grandes melhorias, mas para o consumidor foi muito bom, de certa forma, para quem quer montar agora um pc, ja pode deixar o 4790k de lado e optar por este mais actualizado, fazem o mesmo praticamente, sao é mais actualizados, e de preço até não estão maus...
ResponderEliminarQuer dizer, o preço do 6700k é 280€. Tinha-me enganado lol
Eliminar