2017/02/10

Estação das Devesas passa a Vila Nova de Gaja no Google Maps


Depois de Gaia ter passado a Lagos durante alguns meses, eis que temos novo atropelo no Google Maps com a estação de comboio das Devesas a ter passado a "Vila Nova de Gaja".

Não é fácil perceber o que se andará a passar com o Google Maps, quando erros crassos como estes chegam a público e, pior ainda, demoram meses a ser corrigidos. A Google decidiu acabar com a comunidade Map Maker que ajudava a efectuar correcções nos mapas, para evitar situações como as que aconteceram no passado, e desde então tem apostado num novo programa chamado Local Guides mas que está mais vocacionado para a introdução e correcção de dados relativos a estabelecimentos comerciais e demais pontos de interesse.

Seja como for, uma alteração de nome de um ponto de interesse - ou da própria localidade! - deveria ser uma operação que obrigasse a cuidados redobrados e que dependesse, no mínimo, da validação de várias outras pessoas que confirmassem essa alteração. E mesmo considerando o caso de ser uma manobra propositada com o intuito de deixar ficar mal o Google Maps, um serviço desta dimensão deveria ter os métodos adequados para resistir a tais formas de manipulação.

... Bem, o erro está feito, resta agora esperar que não demorem mais alguns meses para corrigir a situação, sabendo-se que serão milhares de pessoas que diariamente serão afrontadas por este "Vila Nova de Gaja" no Google Maps. (E seria simpático da parte da Google dar uma explicação sobre o porquê destes erros acontecerem...)


Actualização (14/02): a Google disse-me que a correcção que efectuei foi aprovada, e deverá regressar a Vila Nova de Gaia num prazo de 24h.


4 comentários:

  1. Pelo que vi foi alguém que esteve a colocar informação complementar sobre esta estação, como o site, telefone de contacto, horário de funcionamento, e outros, e se enganou a colocar o nome :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já submeti um pedido de correcção no Maps, se for aceite deverá ficar online cerca de 24 horas depis.

      Eliminar
  2. E o rio Tejo também tem um nome fixe agora lol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já no tempo de Gaia como Lagos, estava mal... mais de meio ano sem terem ainda corrigido... :S

      Eliminar