2017/02/26

Fotos Deep Field do Hubble revelam a nossa escala no Universo


As fotos Deep Field do velhinho Hubble continuam a ser uma das coisas mais espantosas que já vimos, e simultaneamente servem para nos obrigar a uma grande dose de humildade, confrontando-nos com a nossa insignificante escala neste Universo.

Foi em 1995 que os astrónomos decidiram apontar o Hubble para um dos locais aparentemente mais vazios do nosso céu nocturno... e o que descobriram foi simplesmente surpreendente. Até num ínfimo pedaço do céu nocturno que parecia estar completamente escuro, descobriram milhares e milhares de galáxias, cada uma delas com milhares de milhões de estrelas.

Com as melhorias feitas ao longo dos anos, foram sendo descobertas ainda mais galáxias nestes "espaços negros", e quando consideramos que estamos a falar de mais de 10 mil galáxias num espaço no céu nocturno que é equivalente à da esfera na ponta de uma caneta, torna-se impossível sequer tentar imaginar tudo aquilo que se encontra neste nosso gigantesco universo, que felizmente vamos tendo a capacidade de observar, explorar, e tentar compreender.


2 comentários:

  1. Só por uma questão de crédito do vídeo, já que merece diria eu, o autor é um ilustrador Chinês que vive em Londres, Yukai Du, os restantes vídeos dele são muito interessantes. Link original: https://vimeo.com/204874640

    ResponderEliminar
  2. Mal consigo esperar pelo James Webb Space Telescope :D

    ResponderEliminar