2017/03/06
Imagem de morangos vermelhos não usa nenhum pixel vermelho
Já temos visto ilusões ópticas fantásticas, e hoje temos uma que nos vai comprovar que definitivamente não podemos acreditar em qualquer cor que se pense estar a ver.
A foto acima exibida parece ter uma cores bastante deslavadas, mas mesmo assim são mais que visíveis alguns suculentos morangos vermelhos. O "problema" é que nesta imagem não existe nenhum pixel vermelho, sendo que qualquer tentativa de teimosia de o comprovar irá apenas resultar na frustração de um programa de edição de imagens demonstrar que aquilo que estamos a ver como vermelho é na realidade cinzento.
Tudo tem a ver com o processo de correcção de cor que o nosso cérebro aplica automaticamente ao interpretar tudo aquilo que vemos, e que nos permite ter uma percepção mais estável das cores de tudo o que nos rodeia independentemente das variações das condições de iluminação.
Neste caso, a imagem foi manipulada para enganar o cérebro levando-o a pensar que estamos a ver algo iluminado por uma estranha luz azul, e ao aplicar a "correcção", o processo faz com que os cinzentos na imagem passem a ser percepcionados como vermelho.
... Explicações à parte, ide lá testar os pixeis para tirarem as dúvidas... mas não fiquem demasiado desapontados por sermos garantidamente falíveis nestas coisas! :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Impressionante... tive mesmo de ir ver os valores de RGB e até assim custa a acreditar!
ResponderEliminarApontar a pipeta para "aquela zona mais vermelhona" e dar com um 165, 181, 181 é obra!
Isto deve ser bom para testar o novo auto-white-balance do Google photos;)
ResponderEliminarNão é inteiramente verdade. Existem pixeis vermelhos na imagem (menos do que numa imagem normal, é certo), basta usar o ImageJ e fazer um color histogram. Ou simplesmente separar os canais RGB.
ResponderEliminarIsso é o mesmo que dizeres que numa imagem branca ou cinzenta também tens componente vermelha... :)
EliminarNão tens nenhum pixel em que a componente vermelha seja superior Às outras, logo, nenhum pixel que possa parecer "vermelho" aos nossos olhos.