2017/04/09

Hackers concretizam a ameaça e revelam ferramentas da NSA


Depois da tentativa falhada de vender ferramentas secretas usadas pela NSA para infectar e espiar sistemas, o grupo de hackers Shadow Brokers decidiu revelá-las publicamente na internet de forma gratuita.

Este grupo pretendia vender os dados roubados da NSA por 7 milhões de dólares em Bitcoin, mas não surgiram interessados. Agora, face às recentes decisões de Trump, o grupo - que diz ser pró-Trump mas estar descontente com a sua atitude - decidiu revelar estes dados que voltam a por em causa a capacidade da NSA em guardar segredos.

Embora o catálogo revelado tenha já alguma idade (alguns ficheiros remontam aos anos 90) e esteja longe de ser tudo o que a NSA tem (dito pelo próprio Edward Snowden), permite desde logo descobrir mais uma enorme quantidade de dados sobre as tácticas utilizadas pela NSA, assim como revela mais algumas vulnerabilidades 0-day que agora poderão ser corrigidas.

Mais complicado será a NSA conseguir demonstrar que consegue por um fim a estas fugas de informação, que apenas demonstram que até estas entidades parecem ser incapazes de manter as coisas secretas - e simultaneamente relembrar que manter segredo sobre vulnerabilidades é algo que não só os beneficia a si, mas também hackers como estes, que poderia utilizar ou vender esta informação sem o revelar publicamente, e pondo milhões de pessoas em risco.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)