2017/04/09

Macintosh em LEGO com Raspberry Pi e ecrã e-ink


O Macintosh foi um computador que marcou várias gerações, e agora há quem tenha recriado um usando um Raspberry Pi, LEGO, e um ecrã e-ink.

A utilização de LEGO para servir de suporte (físico) a projectos com Raspberry Pi é algo bastante comum, mas para a criação deste Macintosh Classic o processo não será recomendável aos mais sensíveis, pois conta com muitas peças cortadas para acomodar as peças internas - nomeadamente o ecrã, para que não tivesse margens excessivamente grandes que estragasse a proporção da máquina original.

Ainda assim, o resultado final é bastante apelativo, e parte dessa atracção dever-se à utilização de um ecrã e-ink (que não poderia estar mais afastado do ecrã OLED que se espera que o novo iPhone venha a utilizar). Infelizmente o sistema não corre macOS, pelo que se limita a apresentar imagens no ecrã ou a funcionar como relógio, mas pelo lado positivo, o software pode ser actualizado remotamente via WiFi com o serviço resin.io.

Se estiverem interessados, nada vos impede de seguir as instruções do projecto e recriar o vosso próprio Macintosh Classic, eventualmente com alguns melhoramentos. Por exemplo, uma vez que temos um RPI lá dentro, que tal usarem-no para apresentar o estado do tempo para o dia seguinte ou as últimas notícias. Não se esqueçam é que estamos a falar de um ecrã de 2.7" com apenas 264x176 pixeis, pelo que... não se esqueçam de ter isso em consideração.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)