2017/04/10

Hackers fazem tocar todas as sirenes de emergência em Dallas


A entrada no fim-de-semana foi atribulada para os habitantes de Dallas, que inesperadamente ouviram tocar o sistema de alerta por toda a cidade. Só que em vez de uma emergência real, foi apenas a forma que alguns hackers encontraram para se divertir...

Um ou mais hackers conseguiram entrar no sistema de controlo das sirenes de emergência da cidades, e fizeram tocar as 156 sirenes espalhadas pela cidade entre as 23:40 de sexta-feira e as 1:20 de sábado. O sistema é normalmente utilizado para alertar para tornados ou outras emergências globais, mas uma vez que aconteceu no seguimento do ataque dos EUA à Síria, houve quem pensasse que pudesse ser algum tipo de retaliação e que estivesse iminente um ataque com bombas ou mísseis.

É um episódio que vem relembrar que a questão da segurança digital não se limita aos nossos computadores e dispositivos móveis, e que é de importância crítica que as próprias infraestruturas das cidades - que também vão ficando cada vez mais "inteligentes" (mas não implicitamente seguras) - também tenham isso em consideração.

Fazer tocar as sirenes pode ter sido apenas um verdadeiro sinal para despertar para esta questão, pois se desta vez não houve consequência de relevo (mais que alguns texanos assustados), da próxima vez as coisas poderão não ser assim tão inócuas.

Actualização: afinal foi um "hack" à moda antiga, pois o sistema era controlado via sinais de rádio.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)