2017/05/15

Allo ganha emojis personalizados com base nas selfies


A Google tem feito tudo por tudo para tentar atrair pessoas para o seu Allo, e agora recorre à ajuda da inteligência artificial para transformar o rosto e expressões de utilizadores em imagens personalizadas.

Nem sempre é fácil encontrar um emoji ou sticker que exprima aquilo que queremos dizer, mas a Google espera que o novo sistema de reconhecimento de rostos implementado no Allo possa dar uma ajuda. Com ele, bastará apontar a câmara do smartphone ao nosso rosto para que, de forma quase instantânea, nos seja apresentada uma representação criativa da mesma.

O recurso a imagens caricaturadas evita questão da tentativa de recriação digital de rostos humanos "reais" que geram uma sensação de estranheza (o chamado "uncanny valley") e acaba por ser melhor adaptado à função pretendida numa app de mensagens.

O sistema usa por base imagens pré-criadas, mas teoricamente será possível criar mais de 500 milhões de variações e combinações dos diferentes elementos; sendo que, se acharem que o resultado da inteligência artificial não foi muito inteligente, poderão também modificar as imagens manualmente para se aproximarem do pretendido.

Não me parece que esta funcionalidade, por si só, seja capaz de conquistar ou fidelizar utilizadores no Allo - mas isso não lhe retira o mérito de ser uma opção curiosa e perfeitamente válida num sector onde este tipo de curiosidades é normalmente bem apreciado.

Por agora estas imagens personalizadas estão apenas disponíveis no Allo para Android, sendo esperado que em breve chegue também à versão para iOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)