2017/05/11

Nvidia cria um Holodeck... em VR


Os fãs do Star Trek bem saberão que o Holodeck é o expoente máximo da tecnologia VR no mundo da ficção, e a Nvidia quer aproximar-nos disso com o seu projecto Holodeck, mas que por agora se mantém no mundo virtual.

Enquanto não temos replicadores e holodecks como os do Star Trek, temos que nos contentar em criar objectos digitais nos mundos virtuais. O Holodeck da Nvidia é um projecto que pretende aproximar-se daquilo que é possível no Holodeck do Star Trek, mas passando-se tudo dentro de um mundo VR.

O objectivo é criar uma ferramenta que permita gerar experiências colaborativas, onde múltiplas pessoas podem interagir com objectos num mesmo espaço VR, com capacidade de serem replicadas todas as leis da física para que tudo funcione como seria esperado. Na demonstração, a Nvidia mostrou como este Holodeck poderia ser utilizado por diversos engenheiros a trabalharem num carro virtual (que é um modelo de um carro real, o Koenigsegg Regera) - e que não era apenas um modelo simplista mas sim uma recriação fiel do veículo até ao mais ínfimo pormenor com base nos planos de construção.

A realidade virtual, mesmo que obrigando a utilizar "óculos", tem um potencial tremendo para revolucionar praticamente todas as área da indústria, e também do entretenimento, ensino e muito mais; e ferramentas como este Holodeck da Nvidia serão um importante passo nesse sentido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)