2017/05/12

OneDrive aproxima-se do sistema de ficheiros unificado com a cloud


A Microsoft volta a assumir maiores aspirações para o OneDrive, e com o Files On-Demand que chegará na actualização de Outono para o Windows 10 aproxima-se da ideia de ter um sistema de ficheiros local unificado com a cloud.

Há muito que conhecemos as ambições da MS para o OneDrive, no sentido de criar um sistema em que os ficheiros na cloud sejam tratados como se estivessem no computador local. No passado a MS já tentou implementar isso, acabando por desistir com a justificação de que o processo era demasiado confuso para os utilizadores (que não sabiam se um ficheiro estaria realmente disponível no seu computador, ou se na verdade estava na cloud).

Com o novo Files On-Demand a MS volta a tentar um sistema idêntico. A ideia é que mesmo os ficheiros remotos existentes apenas no OneDrive surjam no computador local como estando disponíveis, e o processo de download do mesmo a ser tratado automaticamente pelo próprio Windows. É um processo idêntico ao Smart Sync do Dropbox, que está disponível apenas para utilizadores empresariais; mas que no OneDrive/Windows 10 ficará disponível para todos.

Continuará a ser possível especificar ficheiros ou pastas que se deseja manter sempre no dispositivo, para que não haja surpresas de uma falha na internet nos deixar sem acesso a esses conteúdos. O próximo passo será dispensar o passo do download e tratar directamente a cloud como "disco"... mas... uma coisa de cada vez... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)