2017/06/21

Drones usam WiFi para ver através de paredes


Os drones já podem ser considerado uma excelente companhia para "mirones", e agora podem ir ainda mais longe e espreitar através das paredes usando sinais WiFi como raios-X.

A ideia de usar o sinal WiFi para ver através das paredes não é novo, e na verdade já tinha sido aplicado a drones terrestres. A vantagem deste novo sistema em que são aplicados a drones voadores é a possibilidade dos mesmos se deslocarem em altura e assim permitirem fazer um varrimento mais completo e que permite criar uma imagem mais precisa do que estiver no interior de um edifício.


Os resultados obtidos são impressionantes, mas também terá que se ter em conta que as coisas complicar-se-ão significativamente em função da complexidade dos objectos no interior. Se imaginarmos uma habitação com múltiplas divisões, repletas de mobiliário, pessoas a moverem-se de um lado para o outro, etc.; é de esperar que a imagem obtida será muito menos precisa.

Ainda assim, sem dúvida que poderá ser interessante para aplicações específicas, e como uma forma de raios-X de baixo custo e sem os riscos de saúde a eles associados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)