2017/06/21

Notícias do dia

Empresa sul-coreana pagou $1 milhão de resgate a ransomware; o OnePlus 5 vem com 6 e 8GB de RAM por €499 e €559; a Netflix testa filmes interactivos para crianças; o Leagoo Kiicaa S8 replica o Galaxy S8 a baixo custo; e a Disney quer que Google elimine resultados que nem apresenta.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que o nosso meeting mensal deste mês vai ser adiado para 1 de Julho devido ao dia habitual (último sábado) coincidir com o S. João. Dito isto, não deixes de participar igualmente no nosso passatempo semanal que está a oferecer cartões micro SD de 64GB e 32GB.

Travis Kalanick demite-se como CEO da Uber



A polémica que tem acompanhado a Uber ao longo dos últimos meses poderá estar finalmente prestes a chegar ao fim, com Travis Kalanick a demitir-se do seu posto de CEO (embora vá permanecer no conselho de administração da empresa).

A saída não terá sido completamente voluntária, já que havia pressões cada vez maiores para que ele cedesse a sua posição, como passo essencial para se colocar um ponto final nas acusações de que os problemas na Uber eram algo que "vinham de cima"; e um email que veio a público, onde ele indicava algumas regras sobre o comportamento sexual a ter nas festas da empresa poderá ter sido a gota de água final.

... Vamos ver que tal a Uber se comporta daqui para a frente, mas o facto de recentemente ter começado a permitir o pagamento de gorjetas aos motoristas, algo que até aqui era considerado tabu, poderá demonstrar um novo capítulo para uma Uber mais consensual e amiga dos seus motoristas.


Volvo vai ter marca dedicada aos veículos eléctricos desportivos



Não se admirem se o próximo carro eléctrico Volvo que comprarem não for um "Volvo". A Volvo vai promover a sua divisão Polestar a marca independente que será responsável pela futura linha de carros eléctricos desportivos (e cuja referência também figurará nalguns Volvos).

De certa forma acaba por ser algo equivalente à linha AMG da Mercedes (ou a M da BMW), sendo que a Volvo opta por apostar exclusivamente na vertente eléctrica - o que neste ponto já parece fazer todo o sentido. Considerando-se as vantagens dos eléctricos em termos de desempenho (veja-se as acelerações dos Tesla Model S) é de imaginar que a Polestar venha a ser uma marca que vai dar que falar.


Falha no Linux deixa sistemas em risco



Nenhum software está isento de falhas, e nem o venerável Linux escapa. Uma falha denominada Stack Clash era capaz de corromper a área de memória utilizada pela stack do sistema, permitindo a um utilizador normal obter privilégios root. Embora não esteja posta de parte a possibilidade desta vulnerabilidade ser explorada remotamente, por agora o risco parece limitar-se a ataques com acesso local à máquina.

A maioria das distribuições Linux (incluindo including Red Hat, Debian, Ubuntu e SUSE) já disponibilizaram actualizações; mas muitos sistema que usam linux "escondidos" do olhar do público irão seguramente ficar por actualizar.


Cisco diz ser capaz de identificar malware encriptado



A Cisco diz conseguir fazer aquilo que muitos considerariam impossível: identificar conteúdos maliciosos mesmo quando estão a ser transmitidos via canais encriptados. Este sistema promete funcionar com elevada precisão, e não depende da descodificação do tráfego, pelo que fica assegurada a segurança e privacidade das comunicações.

Sem dúvida que muitos investigadores irão por à prova este sistema da Cisco quando ficar disponível, e seguramente que os criadores de malware também se tentarão adaptar por forma a tentar contornar este novo sistema de detecção. De qualquer forma, se a Cisco conseguiu fazer o que diz ter feito, está de parabéns.


Lenovo imagina portátil dobrável para o futuro



A Lenovo não deixa que as limitações técnicas actuais a impeçam de imaginar os equipamentos do futuro, e apresenta-nos uma ideia de um portátil dobrável que recorre a um ecrã flexível como ponto principal. Desta forma não teríamos a tradicional zona de "dobradiças" dos portáteis actuais, e o ecrã poderia ocupar uma maior área útil do dispositivo.

... Regressando à realidade, mas posso esperar para ver os primeiros tablets que adoptem o mesmo estilo de ecrãs sem margens que tem sido aplicado nos smartphones. Se o resultado já é impressionante no formato mais pequeno dos smartphones, mais ainda seria aplicado a um tablet. Só falta saber sem quem será o primeiro a fazê-lo: Apple, Samsung?


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)