2017/06/08

iOS 11 força apps a usarem modo de localização escolhido pelos utilizadores


Os detalhes sobre o iOS 11 continuam a ser descobertos, e um deles será do agrado de todos os que não gostam das apps que exigem o acesso à localização mesmo quando não as estamos a usar - como acontece com a app da Uber.

O iOS há muito que permite que os utilizadores recusem o acesso aos dados de localização por parte das apps, sendo que também disponibiliza um modo em que esses dados apenas estão acessíveis enquanto se está a utilizar a app, para evitar potenciais abusos que a app possa cometer quando está em background. Infelizmente, nem todas as apps permitem escolher essa opção, fazendo que no caso de apps como a Uber que passou a exigir o acesso completo, seja "ou tudo ou nada".

Pois bem... o iOS 11 vem dar esse poder aos utilizadores, que passarão a poder forçar essa modalidade em que o acesso apenas será possível enquanto se usa a app.


A Uber diz que os dados recolhidos durante um período de 5 minutos após o fim da viagem servem para melhorar o serviço; mas quem não achar que isso seja motivo suficiente para que a app tenha acesso a saber por onde andam a qualquer momento (tecnicamente nada impede a Uber de recolher informação da localização durante uma hora, ou um dia, ou enquanto quiser) passará a poder evitá-lo - sem ter que recorrer à ridícula situação de ter que dar/remover o acesso à localização sempre que abrisse/fechasse a app da Uber.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)