2017/06/02

Notícias do dia

Os Spectacles do Snapchat chegam à Europa por €149; o Chrome virá com adblocker da Google de origem a partir do próximo ano; promoção do tablet Teclast X10 3G a €72; o Nubia Z17 vem com 8GB de RAM e tem direito a publicidade com o Cristiano Ronaldo; e o OneLogin expõe passwords de todos os utilizadores.

Antes de passarmos às notícias do dia, esta semana temos mais uma nova mega-prenda que será do agrado de todos: um kit de iniciação com um Arduino e um monte de acessórios para todo o tipo de projectos. E sendo o início de um novo mês não se esqueçam que também é a altura ideal para aderirem ao nosso Clube AadM+. :)

Google ajuda a programar com a Wonder Woman




O filme Wonder Woman tem cativado espectadores por todo o mundo (também já estreou nas nossas salas de cinema), e a Google aproveita a oportunidade para atrair mais gente para o mundo da programação, particularmente as crianças do sexo feminino que nem sempre têm direito aos mesmo incentivos ou apoio para explorarem estas áreas.

Recorrendo a um sistema de programação simplificado por blocos e com resultados que podem ser vistos em representação animada com os personagens do filme, este mini curso de programação "Wonder Woman" é uma excelente forma de iniciar miúdos (e graúdos) na lógica da programação.

Podem aventurar-se nele aqui.


Criadores do jogo Rime cumprem o prometido e removem DRM



Há uns dias os criadores do jogo Rime anunciaram que removeriam o DRM do seu jogo caso os hackers conseguissem ultrapassar o sistema de protecção Denuvo utilizado por eles. Sem grandes surpresas, não demorou sequer uma semana para que o jogo fosse crackado... e felizmente a promessa foi cumprida, com o jogo a ter o DRM removido.

Como efeito secundário, sem o DRM o jogo ficará mais rápido em operações como o carregamento de save games. Já era tempo dos editores perceberem de uma vez, que não faz sentido usar-se DRM...


Facebook passa a adicionar "tudo" aos álbuns de fotografias



O Facebook quer tornar-se na ferramenta ideal para a criação de álbuns automáticos, e para isso já começou a integrar o tipo de coisas que o poderá diferenciar de serviços como o Google Photos. A partir de agora os álbuns do Facebook poderão incluir também coisas como as actualizações de estado que se fizer, os check-ins, mensagens, etc.

Não deixa de ser uma vertente curiosa, pois nem sempre as memórias que queremos guardar para a posteridade se limitam a fotografias. Por vezes uma simples frase poderá ser tão importante quanto todas as restantes imagens do álbum.


Óculos VR poderão ser bastante mais compactos



Ainda estamos a dar os primeiros passos no VR (mesmo considerando que esse caminho foi iniciado há décadas), mas em breve poderemos livrar-nos da associação que se faz do VR aos volumosos óculos como os Rift e Vive. A Kopin está a demonstrar óculos VR bastante mais compactos, com cerca de metade da espessura dos óculos actuais.

Claro que também aqui existe um "mas". Neste caso, a redução da espessura faz também com que o campo visual destes óculos 4K fique bastante mais reduzido do que aquele que se tem com os óculos mais volumosos. Esperemos que daqui por mais uns anos se possa ter tudo: campo de visão ultra alargado, e óculos de dimensão ainda mais reduzida que estes.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)