2017/05/29

Notícias do dia

Euforia do Bitcoin continua, tendo passado momentaneamente os $2800 e "crashado" site da Coinbase; a Fundação Raspberry Pi alia-se à CoderDojo para promover a programação entre os mais novos; um pai que fez magia para o seu filho e transformou Nintendo Switch de cartão numa consola a sério; a BMW desiste do i5 eléctrico; um fã criou uma Cortana holográfica que muitos gostariam de ter em casa; e ainda o já esperado surgimento de sites do ExtraTorrent falsos após o seu encerramento.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que estamos na recta final do passatempo que esta semana te poderá oferecer um mini GPS tracker.

Qualcomm tem que pagar $940 milhões à BlackBerry




Os lucros da Qualcomm arriscam a sumir-se rapidamente caso os tribunais comecem a repetir decisões como esta de pagar $940 milhões à Blackberry - valor que terá que ser pago antes do final deste mês.

Mais uma vez temos o caso caricato da BlackBerry conseguir nos tribunais uma indemnização praticamente idêntica ao seu volume de receitas anuais; mas para a Qualcomm as nuvens pairam sobre a sua cabeça, pois enfrenta também processos da Apple, Intel e Samsung.


Criadores do jogo "Rime" desafiam piratas a crackar o jogo



Os criadores do Rime estão a usar uma táctica original - embora arriscada - para dar mais visibilidade ao seu jogo: prometendo remover o DRM do jogo caso os piratas consigam crackar o sistema de protecção Denuvo que utiliza.

Noutros tempos, até que poderia parecer um desafio sério, mas considerando que o Denuvo tem sido crackado com cada vez mais facilidade e velocidade, parece indicar que o intuito será mesmo usar este desafio como publicidade gratuita para o jogo.

Actualização: bastaram poucos dias...


Arrancou a construção do ELT - o maior telescópio do mundo



Depois de muitos anos e atrasos, arrancou finalmente a construção do ELT (Extremely Large Telescope); o maior telescópio óptico do planeta, com uma abertura de 39 metros. O projecto esperava ter o telescópio funcional em 2021, mas com os atrasos essa data ficou adiada para 2024.

Mesmo que tudo corra como previsto, as potencialidades totais do ELT só serão atingidas alguns anos mais tarde, após a segunda fase de construção do projecto. Vale-nos que entretanto deveremos ter o James Webb no espaço a mandar-nos imagens cá para baixo. :)


Nintendo aumenta produção da Switch



A Nintendo voltou aos períodos áureos da Wii com a sua nova Nintendo Switch a superar as expectativas, e agora a sua preocupação é bem diferente daquela que enfrentava com a Wii U: certificar-se de que existem Switches suficiente nas lojas para a altura das férias e dos grandes lançamentos para o segundo semestre deste ano.

Para isso a Nintendo terá aumentado a produção da Switch para os 18 milhões de unidades, embora oficialmente se continue a manter fiel à estimativa inicial de 10 milhões de unidades... certamente para não correr o risco de ficar abaixo das expectativas. (Vender quase o dobro daquilo que tinha planeado, é seguramente uma excelente notícia - e com isso cimenta a posição da Switch como plataforma capaz de atrair a atenção dos developer.)


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)