2017/06/17

YouTube mostra para onde se olhou nos vídeos 360º


Há muito que o YouTube permite publicar e visualizar vídeos a 360º, mas agora dá aos criadores destes vídeos ferramentas para saberem para onde os utilizadores olharam mais.

Os vídeos "VR" a 360º vêm mudar um dos pressupostos fundamentais dos vídeos tradicionais, pois em vez de o espectador ver o que se passa através de uma janela definida pelo realizador, o espectador tem a liberdade para olhar para onde quiser... incluindo partes sem interesse para onde não deveria olhar.

Para enfrentar este novo horizonte da produção de vídeos todas as ferramentas são bem vindas, e no caso do YouTube, os criadores de vídeos 360 passam a contar com um 360º Heatmap - uma ferramenta que permite visualizar para onde os utilizadores passaram mais tempo a olhar, assim permitindo avaliar se o vídeo está a atrair a atenção dos espectadores para os pontos correctos que se desejam, ou se será necessário fazer algumas alterações para garantir que isso aconteça.

Ficamos também a saber que, segundo as estatísticas obtidas pelo YouTube, os utilizadores passam 75% do tempo dentro do campo de 90º apontado para a frente e que, por isso mesmo, deverá ser essa a área onde se deve centrar a acção principal.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)