2017/07/11

Android ganha modo de pânico anti-malware

A táctica de carregar insistentemente numa tecla vai passar a dar resultado no Android 7.1, graças a uma nova funcionalidade que tenta detectar o "pânico" dos utilizadores no caso de enfrentarem malware.


Ninguém pode garantir que, por um qualquer acaso, não acabe por instalar uma app maliciosa no seu smartphone. Quando isso acontece, o utilizador depara-se com situações que fazem com que o seu smartphone pareça escapar ao seu controlo, caso a app consiga obter permissões de acessibilidade que lhe dêem acesso prioritário às teclas e botões virtuais.

Para evitar essa situação, o Android 7.1 ganhou uma actualização que garante que o utilizador terá sempre controlo do sistema e que funciona como um detector de pânico quando se carrega insistentemente no botão de back. Ou seja, mesmo que uma app se tente apoderar do comportamento do botão de back para que este deixe de ter efeito, com esta actualização, caso o utilizador carregue rapidamente no botão "back" quatro vezes, o sistema regressará ao ecrã principal, independentemente do que a app tentar fazer.

A ideia é boa (carregar insistentemente num botão quando não funciona à primeira é uma reacção natural para a maioria dos utilizadores)... mas infelizmente é algo que será de utilidade prática bastante reduzida, considerando que o Android 7.1 nem sequer chega a 1% dos smartphones no mercado. Mas pronto, tem que se começar por algum lado... e assim poderá ser que daqui por mais dois ou três anos esta medida comece a dar frutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)