2017/07/04

Cápsula Dragon da SpaceX regressa à Terra pela segunda vez


A SpaceX atinge novo marco histórico ao fazer regressar à Terra, com sucesso, uma cápsula Dragon "usada" que já tinha feito uma missão de reabastecimento da ISS.

O lançamento e aterragem dos foguetes Falcon 9 é algo que se vai tornando cada vez mais rotineiro, mas desta vez o marco tem a ver com a cápsula Dragon, usada para enviar mantimentos para a ISS (e que no futuro poderá transportar astronautas). Como parte de tornar as viagens espaciais mais acessíveis o lema da SpaceX é reaproveitar o maior número de componentes, e isso inclui a própria cápsula.

Esta cápsula Dragon já tinha feito uma missão de reabastecimento da ISS, regressou à Terra, foi recondicionada, e agora voltou a enfrentar as duras condições de um novo lançamento e nova reentrada na atmosfera, trazendo consigo inúmero material resultante das experiências feitas a bordo da ISS em ambiente de micro-gravidade.

Na verdade, a Dragon é de momento a única forma de fazer regressar à Terra material em quantidade e volume considerável da ISS, e o facto desta primeira reutilização de uma dessas cápsulas ter corrido bem abre as perspectivas para que isso possa continuar a ser feito de forma mais regular (e económica) no futuro.

Resta agora saber se ainda haverá esperança para a ISS continuar a operar por muitos mais anos... ou se também o futuro das próprias estações espaciais (a China quer iniciar a construção da sua em 2019) terá que ficar a cargo das empresas privadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)