2017/07/04

Notícias do dia

Tencent vai limitar Honor of Kings a 1h por dia aos menores; rumores de que a Apple não conseguirá colocar o Touch ID no ecrã do iPhone 8; o Maze Alpha é um smartphone com ecrã sem margens por apenas 174 euros; a Samsung prepara um Galaxy S8 mini mais compacto; a Asus lança uma placa Ethernet de 10Gbps económica; e a Rússia vai bloquear sites que expliquem como aceder a sites bloqueados.

Antes de passarmos às notícias do dia, já temos novo gadget para oferecer no passatempo da semana: uma action cam 4K que certamente poderás usar este Verão para registar momentos memoráveis.

Empresa que serviu para espalhar o malware NotPetya poderá ser acusada criminalmente


O pseudo-ransomware NotPetya, que afinal se veio a descobrir que destruía os dados sem hipótese de recuperação, continua a dar que falar - e agora fala-se da possibilidade de avançar com queixa crime contra a empresa cujo sistema de actualizações vulnerável foi utilizado para disseminar o malware.

Os atacantes infiltraram-se nos servidores que disponibilizam as actualizações do software MeDoc, tendo lá colocado actualizações com malware que assim chegaram a milhares de clientes. Só que a empresa em questão já tinha sido alertada por diversas vezes para os graves riscos de segurança que estava a correr ao utilizar software FTP antigo e com vulnerabilidades conhecidas. A empresa não fez nada para os corrigir... e agora poderá ter que pagar uma pesada factura.


Samsung prepara coluna com Bixby



Se a Amazon, a Google e a Apple têm as suas colunas com acesso ao seu assistente digital, logicamente que a Samsung não iria querer ficar de fora. A Samsung está a preparar uma coluna com o seu assistente Bixby, mas para isso terá que tratar de melhorar o seu assistente de modo a que esteja à altura dos concorrentes em termos de "conversação".

Dito isto, seria um erro subestimar a Samsung neste sector, uma vez que a mesma tem a SmartThings, que fará uma combinação perfeita com este novo produto, em termos de controlo de todo o tipo de dispositivos inteligentes em casa.


UberPOOL em Lisboa até 31 de Julho


Tal como já tínhamos referido no final do mês passado, a Uber tem algumas novidades para o Verão em Portugal, e para além da expansão do serviço a todo o Algarve dá início hoje, e até ao final do mês, ao serviço UberPOOL em Lisboa.

Este serviço permite viajar a preço reduzido se se aceitar a eventual partilha da viagem com outras pessoas que se desloquem para o mesmo destino, com os festivais de Verão a serem propícios a esta modalidade.
O uberPOOL terá sempre um desconto de 25% face à mesma viagem em uberX e o preço será apresentado de antemão ao utilizador - logo, não sofre alterações de acordo com o tempo e distância da viagem. Adicionalmente, a Uber irá disponibilizar pontos de chegada e recolha de passageiros devidamente identificados junto do perímetro dos Festivais de Verão, de modo a simplificar a experiência de viagem em momentos de grande movimento.
Caso ainda não tenham experimentado, têm aqui 5 euros para a primeira viagem. :)





Workshops de fotografia gratuitos na Worten



Durante o mês de Julho a Worten vai realizar vários workshops de fotografia, em parceria com Joel Santos, vencedor do Travel Photographer of the Year 2016 e com o Instituto Português de Fotografia. Estas acções são gratuitas e acontecem, a partir de amanhã, nas lojas Worten de Matosinhos, Colombo e Amoreiras Plaza.

Workshop Macro Experiências pelo Instituto Português de Fotografia
Lojas de Matosinhos e Colombo – 5 de julho, Teleobjetivas, das 19h00 às 22h00
Lojas de Matosinhos e Colombo – 12 de julho, Objetivas macro e objetivas tilt and shift, das 19h00 às 22h00
Lojas de Matosinhos e Amoreiras Plaza – 19 de julho, Como fotografar com o seu smartphone, das 19h00 às 22h00

Workshop de Fotografia em Viagem com Joel Santos
Loja de Matosinhos – 10 de julho 2017, das 18h30 às 20h30
Loja do Colombo –11 de julho 2017, das 18h30 às 20h30

A10X da Apple é feito em 10nm



O A10X da Apple é o seu mais potente chip até à data... mas é acaba por ser também o mais pequeno, graças à aposta no processo de fabrico de 10nm - sendo o primeiro chip de 10nm da TSMC a chegar ao mercado.

Para referência, o anterior A9X ocupava uma área de 143.9mm2, sendo que o novo A10X, que é triple-core em vez de dual-core, e vem com 8MB de cache em vez de 3MB, consegue ficar-se por apenas 96.4mm2. É de esperar que o A11 que venha a equipar a próxima geração de iPhones também possa recorrer a este processo de fabrico, e continuar a tradição de melhorar o desempenho de forma significativa face aos anteriores (esperando eu que a Apple não se esqueça de melhorar substancialmente a velocidade de acesso/escrita à memória flash... que hoje em dia já se vai tornando num dos factores que limita a sensação de velocidade que se tem ao utilizar um smartphone - não vos irrita que uma actualização de 40 ou 50MB possa demorar alguns longos segundos a ser feita?)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)