2017/07/15
Juno mostra-nos a grande mancha vermelha de Júpiter mais perto que nunca
A sonda Juno tem captado imagens surpreendentes de Júpiter, e numa das suas últimas passagens teve a oportunidade de passar mais perto que nunca sobre a famosa mancha vermelha do gigante do nosso sistema solar.
Na sua mais recente passagem, a Juno sobrevoou a grande mancha vermelha de Júpiter a uma distância de apenas 9000 quilómetros, permitindo obter imagens com maior detalhe que nunca, que seguramente irão permitir revelar mais alguns detalhes sobre este fenómeno que continua a ser fascinante.
A grande mancha vermelha de Júpiter é uma enorme tempestade, que é maior que o nosso próprio planeta (como se pode ver na imagem em que vemos a Terra sobreposta para referência). A mancha foi detectada há mais de dois séculos e tem sido acompanhada desde 1830, com os cientistas a acharem que poderá ter mais de 350 anos de idade, e não se sabendo se/quando se irá dissipar.
Com as imagens e dados registados pelos sensores a bordo, os cientistas terão mais um valioso conjunto de informação que permitirá espreitar por baixo da camada visível das nuvens, e ficar a conhecer este que se pensa ser o mais velho planeta do sistema solar, e que se terá formado praticamente em simultâneo com o Sol.
A próxima passagem de Juno por Júpiter ocorre a 1 de Setembro... e teremos nova dose de fotografias para nos fascinar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)