2017/07/14

Amazon poderá ceder gravações do Echo aos developers?


Muitas plataformas digitais têm posto à prova os limites da privacidade, e parece ser a vez da Amazon também testar as águas com a intenção de ceder as gravações feitas pelo Echo e Alexa aos developers.

Actualmente, os utilizadores da Alexa e Echos têm a confiança de que a Amazon não cede qualquer gravação a quem cria "skills" para o seus sistema, recebendo apenas os comandos já interpretados e processados pela própria Amazon. Isto garante que o criador de uma app para o sistema só receberá os dados estritamente necessários para fazer a função pretendida, mas nada mais - e simultaneamente dá aos utilizadores o descanso adicional de que um qualquer developer não poderá ouvir precisamente o que se passa em sua casa.

Mas isto poderá mudar, pois parece que a Amazon está a considerar partilhar mais informação com os developers, de forma a manter a sua plataforma mais atractiva (ou pelo menos, que não percam o interesse nela) face a serviços concorrentes como o Google Home, em que os developers já têm acesso a mais dados (não penso que seja exactamente a gravação do que os utilizadores disseram, mas sim a transcrição completa do que disseram, em vez de apenas os comandos já processados).

Penso que, quando muito, também será isso que a Amazon pretende fazer: em vez de se limitar a partilhar algo do estilo "ligar -> lâmpada -> sala", dar aos developers acesso à frase completa que o utilizador disse "Hi Alexa, please turn on the living room lights". Em caso de pedidos mais complexos, ter acesso a essa informação poderá ser bastante valiosa para analisar quando um pedido é mal interpretado e fazer os ajustes devidos...

Seja como for, as gravações do que se diz continuam a estar guardadas nos servidores da Amazon, e já se deu o caso das autoridades exigirem o acesso às mesmas para tentarem obter dados em casos criminais. (Não esquecer que as gravações só são feitas depois de iniciadas pela "frase inicial", pelo que não se trata de se ter uma escuta permanente em nossas casas... por agora! :)


P.S. Ainda recentemente se teve outro caso em que um destes dispositivos (não é referido se foi um Echo, Google Home ou Siri) chamou a polícia em resposta a uma discussão.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)